Setecidades Titulo Desafio
Para alunos, pais também têm parcela de culpa no vício

Sexta edição do concurso literário debate consumo de álcool por jovens

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
26/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Amigos, principais iniciadores dos jovens no consumo de bebida alcoólica, não são os únicos responsáveis pelo vício precoce. Adolescentes apontam, na 6ª edição do Desafio de Redação, que os pais também têm parcela de culpa.

Na casa de Roger Pires Manetti, a mãe costuma beber cerveja, mas deixa claro que ele não pode nem experimentar. "Mesmo sabendo que nunca bebi, ela ainda me aconselha quando saio com amigos", disse o aluno do 3º ano do Ensino Médio da EE Jean Piaget, em São Bernardo.

A preocupação da mãe vem do fato de Roger ser o único da turma de amigos que ainda não bebeu. "Eles acham que as festas só existem com bebida. Para mim, não é por aí. Começa com coisas leves ou mistura com refrigerante e daqui a pouco não consegue mais parar."

Essa também é a opinião de Lucas de Araújo Nunes, 15, aluno do 1º ano do Ensino Médio da EE Profª Nicéia Albarello Ferrari, em Diadema. "Tenho amigos que bebem e fumam, já me ofereceram e eu recusei. Mas quem não tem boa cabeça, acaba entrando na onda e não sai mais."

As amigas de Danielly Akemi Barizon, 14, estudante do 9º ano, também aprenderam a beber em casa. "Meu pai bebia e parou, mas nem por isso experimentei. Não acho que seja uma desculpa."

Há dois anos, na primeira vez que participou do desafio, Danielly escreveu sobre os malefícios do crack e ganhou uma bicicleta. "Neste ano, fiz uma poesia sobre os problemas do álcool, que podem machucar as pessoas, tanto fisicamente quanto emocionalmente."

O único problema da estudante foi não ter tirado uma foto com Marcos Mion, apresentador da premiação promovida pelo Diário. "Quem sabe ganho novamente e alguém tira uma foto para mim."

O Desafio de Redação é co-realizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O autor da melhor redação ganha bolsa de estudos na instituição. Bicicletas, televisores e computadores também serão distribuídos. O concurso tem parceria do governo federal e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;