Internacional Titulo
EUA libertam mais 126 prisioneiros no Iraque
Da AFP
01/08/2004 | 17:40
Compartilhar notícia


O exército americano libertou neste domingo 126 prisioneiros iraquianos, numa decisão tomada como parte de uma política de libertar ou acusar oficialmente, perante à Justiça, as cerca de 5 mil pessoas que vêm sendo mantidas presas. Kurdi explicou que permaneceu 45 dias confinado na prisão de Abu Ghraib, a 30km de Bagdá, junto com seu irmão. Os dois foram detidos por soldados americanos em sua casa, em Amiriya. Outros dois irmãos de Kurdi continuam presos, um deles já está há quase nove meses em Camp Bucca, no sul do país. Ahmed Kurdi assegurou que não sabe por que foi preso.

Mahmud Dia, 17 anos, também alegou que não fez nada para ser preso. Ele foi capturado em Nassiriya, a 375km ao sul de Bagdá, e passou 15 meses em Abu Ghraib. "Não tenho nada a ver com os insurgentes e sequer tenho armas. Fui preso na rua sem mais nem menos", contou ele.

Outro jovem da mesma idade, Alí Mohamed Alwan, explicou que passou 14 meses em Abu Ghraib por ter se desentendido com um intérprete kuwaitiano, empregado do exército americano, que insultou sua mãe em um restaurante de Bagdá. "Tenho uma costela quebrada. Eu apanhava cada vez que me interrogavam. Pensei que ia morrer umas cem vezes", disse ele.

Já o xeque Mohamed al Zubaidi, 38 anos, contou que passou um mês em Abu Ghraib porque os soldados americanos e a polícia iraquiana encontraram em sua casa "um jornal em que se falava de Fallujah".

O capitão do exército americano Bill Meredith admite que foram cometidos muitos erros, mas garante que vem fazendo todo o possível para resolver a situação. "Não temos a intenção de fazer coisas que resultem em mais inimigos", disse o capitão da primeira divisão de cavalaria.

Desde o escândalo de Abu Ghraib, em que foram revelados fotos e vídeos de soldados americanos torturando presos iraquianos, os Estados Unidos vêm libertando centenas de presos e tentando melhorar as condições de vida nas prisões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;