Nacional Titulo
Agua de barragem desencalha barcaças na hidrovia Tietê
Do Diário do Grande ABC
07/11/1999 | 18:25
Compartilhar notícia


Uma liberaçao monitorada de água da barragem da hidrelétrica de Nova Avanhandava, a 500 quilômetros de Sao Paulo, permitiu que cinco comboios hidroviários de transporte pesado voltassem a navegar pelo rio Tietê, após duas semanas de encalhe por causa da seca. Mas o nível das águas continua baixo e a navegaçao nos 800 quilômetros da hidrovia Tietê-Paraná permanecerá paralisada até voltar a chover.

A operaçao desencalhe coordenada pelo Departamento de Hidrovias da Secretaria dos Transportes, teve duas medidas básicas que permitiram liberar a água - mais produçao de energia e abertura dos vertedouros, como se houvesse uma enchente.

Das 18 horas de sexta-feira até as 16 horas de sábado, a usina dobrou a vazao de descarga abrindo e fechando os vertedouros - equipamentos que despejaram água diretamente no lago de Três Irmaos, sem passar pelas turbinas que geram eletricidade. O desperdício nesse período de seca foi para permitir que empurradores e barcaças com 6 mil toneladas de farelo de soja que estavam atolados em bancos de areia a 7 quilômetros dali pudessem navegar rumo a Sao Simao, a cerca de 300 quilômetros.

Em vez de 1,2 milhao de litros a usina passou a lançar 2 1 milhoes, o que provocou elevaçao do nível do Tietê em aproximadamente 2 metros. O controle de descarga foi acompanhado por uma equipe de campo com rádio, que ficou percorrendo de barco e a pé as margens do rio, onde estao instaladas réguas de leitura. O engenheiro Joao Carlos Pelicier, coordenador da operaçao em Nova Avanhandava, disse que o trabalho foi bem sucedido e todos os comboios passaram pela eclusa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;