Internacional Titulo
Representantes chineses chegam a Belgrado
Do Diário do Grande ABC
09/05/1999 | 17:11
Compartilhar notícia


Uma delegaçao de 34 membros do Ministério das Relaçoes Exteriores da China desembarcou hoje em Belgrado, capital da Iugoslávia, para avaliar os danos causados pelo impacto de três mísseis da Otan à embaixada chinesa, facilitar o retorno dos feridos a Pequim e auxiliar a equipe diplomática na retomada de suas atividades. Da missao participam médicos e enfermeiras que examinarao os feridos no ataque de ontem, que também deixou três mortos e mais de 20 feridos, seis deles em estado grave. Segundo Sun Yuxi, porta-voz da chancelaria chinesa que acompanha delegaçao, os mísseis causaram danos na residência do embaixador e no prédio da chancelaria.

Na Praça da República, no centro da capital, centenas de sérvios participaram hoje de um protesto contra o ataque. Em meio à multidao estavam cerca de 200 chineses radicados em Belgrado empunhando bandeiras vermelhas, símbolos do comunismo, e cartazes com frases contra a Otan. As três vítimas do combate de ontem de forças ocidentais eram jornalistas, entre eles um casal e um correspondente, este da agência de notícias Xinhua.

Revelando a aproximaçao dos chineses com a postura das autoridades da Rússia, Sun Yuxi transmitiu a posiçao do Governo de Pequim ao defender que ``todos os interesses e direitos de todas as nacionalidades em Kosovo devem ser garantidos'. Segundo Yuxi, seu Governo nao acredita que ``o bombardeio resolva qualquer questao'. E concluiu, exortando ``a busca de uma soluçao política' para a crise.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;