Cíntia Bortotto Titulo
A liderança no segmento logístico

Muitas empresas deste ramo iniciaram pequenas, com poucos caminhões e o empreendedorismo de seu líder conseguiu fazer a diferença. Como é possível?

Por Cíntia Bortotto
02/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma condição fundamental para obter sucesso no segmento logístico é a liderança. Muitas empresas deste ramo iniciaram pequenas, com apenas poucos caminhões e o empreendedorismo de seu líder conseguiu fazer a diferença no mercado. Mas como isso é possível?

O que verificamos no dia a dia destas empresas é que o perfil do empreendedor, que começa mais centralizador, precisa mudar à medida que a empresa cresce. Para que ela possa se diferenciar e continuar crescendo em um segmento promissor, os líderes têm de conseguir transmitir sua visão, inspirar as pessoas em prol dela, comunicar claramente, dar feedbacks verdadeiros, motivar, tomar as decisões acertadas, gerenciar conflitos, reconhecer e celebrar as vitórias com um público que precisa ser cativado.

Está difícil para este mercado contratar bons caminhoneiros. Para engajá-los é necessária uma liderança forte, justa e que reconheça, alinhe e crie vínculos. Com isso, as empresas que têm investido neste quesito saem na frente.

O papel do líder

É a liderança que tem a capacidade de transmitir a essência da empresa e fazer com que as pessoas acreditem que vale a pena estar naquela organização no futuro, que vale a pena pertencer e escolher trabalhar nela em detrimento de outras. Com uma liderança forte, aumenta a possibilidade de reter os funcionários no caso de falta de mão de obra especializada. É a alta gestão, alinhada à média liderança e à área de Recursos Humanos que podem fazer uma empresa formadora de mão de obra, dando conta de um cenário de crescimento econômico e educação e ponderando também o aspecto social.

A liderança é a peça chave neste contexto. Em um segmento em que há tantas dificuldades no aspecto operacional, especialmente por deficiências de infraestrutura governamental (portos, estradas, etc), como fazer mais, driblar a pressão de um cliente cada vez mais exigente e ainda assim atingir resultados? A única saída é apostar numa liderança forte, com equilíbrio, e no desenvolvimento da inteligência emocional.

As especificidades do segmento

O segmento logístico tem suas peculiaridades. A primeira é a questão da mão de obra. Normalmente, as pessoas vêm de uma camada muito simples da população, para atender suas necessidades é necessário traduzir a linguagem organizacional de forma mais concreta. Outro ponto a se considerar são as condições de infraestrutura, pois a situação de nossos portos e aeroportos ainda estão muito aquém de nossas necessidades; assim, muitas vezes é a empresa quem tem de dar conta das necessidades de clientes e funcionários que se sujeitam às intempéries da falta de gestão pública.

Um outro aspecto é o crescimento econômico do País, o que faz este segmento girar mais rápido. Isto gera uma falta de mão de obra especializada. E, neste contexto, para aproveitar o momento de crescimento da economia, as empresas têm de mudar seu estilo para dar conta de tudo em termos de velocidade. Isso requer todo um desenvolvimento de autoconhecimento, cultura de feedback, crença no outro e delegação.

Assim, as empresas têm investido mais no treinamento e desenvolvimento de pessoas, em particular da liderança, para dar conta de tantas demandas.

Baixa escolaridade

A baixa escolaridade ainda é um problema para o segmento logístico. Temos um problema sério no país quando falamos em educação. O problema não é somente a falta de formação, mas a qualidade dela. Muitos chegam para trabalhar com o diploma de ensino fundamental ou ensino médio, mas não conseguem ler e escrever direito, ou interpretar uma orientação por e-mail.

Nestes casos, a liderança tem de tomar a iniciativa e buscar o Recursos Humanos para juntos endereçarem o problema e trazerem uma solução que não comprometa os resultados.

Treine também os líderes

Existem algumas formas de treinar e desenvolver a liderança para obter maior sucesso no segmento logístico, como treinamentos, programas de desenvolvimento e programas de formação de futuros líderes.

Neste cenário, a consultoria contribui com um diagnóstico do que é mais indicado para a organização e, depois, desenha e aplica estes programas, seja de treinamento, seja de desenvolvimento. Obviamente, em qualquer contexto, ela sempre está atenta e buscando os resultados esperados pelo negócio. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;