Política Titulo
Governismo em S.Bernatdo irrita situaçao
Marco Borba
Da Redaçao
28/04/1999 | 00:15
Compartilhar notícia


A prática da Câmara de Sao Bernardo, de priorizar sempre os projetos do prefeito Maurício Soares, em detrimento dos trabalhos apresentados pelos vereadores, já está irritando até os governistas.  

O situacionista Otávio Manente (PPS) é um deles, que se diz indignado pelo fato de o Legislativo nao ter votado, nas duas sessoes extraordinárias de segunda-feira, projeto de sua autoria, que obriga as empresas de ônibus que operam na cidade (linhas municipais, intermunicipais e de turismo) a adaptarem os carros para comodidade de deficientes físicos e idosos.  

A indignaçao de Manente se deu porque ao final de uma sessao extraordinária, na qual foi votado somente um projeto do vereador Lenildo Magdalena (sem partido), o presidente da Casa, Walter Tavares (PSDB), convocou outra para votar apenas um projeto do Executivo, que visa uma parceria entre o município e a Umesp (Universidade Metodista de Sao Paulo) na área da saúde, sendo que outros oito projetos de vereadores estavam na fila para serem votados.   

O projeto de Magdalena foi aprovado e obriga os donos de caes "considerados bravos" a prender seus animais em coleira do tipo enforcador (espécie de anel com pinos de ferro) quando saírem às ruas.  

Durante a aprovaçao do convênio com a Umesp, houve uma ligeira discussao entre Manente e o líder do governo na Câmara, Laurentino Hilário (PSB). "Passamos a primeira extraordinária discutindo o projeto do Lenildo e agora é convocada outra para o projeto do Executivo. Para a coletividade, fica a impressao de que trabalhamos só para o Executivo. E os nossos projetos?", queixou-se.  

O líder do governo se apressou em justificar que os projetos dos vereadores nao entraram em votaçao porque ainda nao tinham sido analisados pelas comissoes do Legislativo. "O do Executivo entrou porque já tinha parecer da nossa assessoria jurídica e estava pronto para ser votado", disse Hilário. 

Adaptaçao - Das oito empresas de ônibus que operam em Sao Bernardo, segundo o Sindicato dos Rodoviários do ABC, apenas a Metra possui três carros já adaptados para deficientes. Só que esses veículos, por terem vários anos de uso, sao constantemente recolhidos para manutençao.  

Conforme a assessoria de imprensa da Metra, a empresa vem encontrando dificuldades para adquirir peças de reposiçao e já estuda a possibilidade de trocar todo o equipamento ou substituir esses ônibus por vans adaptadas.  

No projeto, Manente pede que os degraus da porta dianteira dos ônibus, por onde sobem os passageiros, sejam mais baixos para facilitar a entrada dos idosos. "Sei que existem especificaçoes, mas esses degraus poderiam funcionar como uma espécie de plataforma e baixar no momento em que a porta se abrir. Os idosos têm de pedir ajuda para subir nos ônibus. Isso é constrangedor", avaliou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;