Internacional Titulo
Powell pede a países da coalizão que sejam firmes no Iraque
Da AFP
01/08/2004 | 16:31
Compartilhar notícia


O secretário de Estado americano, Colin Powell, pediu neste domingo em Varsóvia aos países que fazem parte da coalizão para permanecerem firmes em seu compromisso no Iraque, apesar da violência e dos seqüestros.

"Devemos continuar ao lado do povo iraquiano para ajudá-lo a construir uma vida melhor", declarou o chefe da diplomacia americana, que viajou à Polônia, um dos principais aliados dos Estados Unidos no Iraque, para participar do 60o. aniversário da insurreição da capital polonesa contra a presença nazista. "O povo iraquiano se volta para a comunidade internacional para que o apóie agora", acrescentou ao final de um encontro com o ministro das Relações Exteriores polonês, Wlodzimierz Cimoszewicz.

Powell destacou que a Polônia "continua comprometida com sua missão no Iraque", apesar dos "custos" disto para Varsóvia. No entanto, seu colega polonês confirmou que Varsóvia deseja reduzir sua presença no próximo ano, assim que as forças iraquianas estiverem mais preparadas. Mas insistiu no fato de que seu país "está a par de sua responsabilidade em relação ao sucesso da missão" da coalizão internacional.

Powell declarou que depois das eleições previstas para o mês de janeiro próximo no Iraque, caso a violência esteja controlada e as forças iraquianas estiverem preparadas, "examinaremos as necessidades" em termos de presença no Iraque". Até agora, cinco países se retiraram da coalizão internacional: Espanha, Nicarágua, Honduras, República Dominicana e Filipinas, mas ainda permanecem cerca de 30 países. Powell fez um apelo aos países da coalizão para permanecerem no Iraque, durante sua visita a Budapeste terça-feira passada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;