Setecidades Titulo
Prainhas estão melhores para banho
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
04/11/2004 | 09:29
Compartilhar notícia


Pelo menos a metade das prainhas do Grande ABC estão em boas condições para banho, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). São quatro locais bem avaliados. Os resultados indicam uma melhora em relação à avaliação feita no mesmo período do ano passado, quando três locais obtiveram resultados positivos. Duas das prainhas aprovadas no novo boletim ficam no Parque Estoril, em São Bernardo. As demais ficam no Clube de Campo, em Santo André, e no bairro Eldorado, em Diadema.

O monitoramento é realizado semanalmente por técnicos da Cetesb em oito pontos fixos da represa Billings, distribuídos nos municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires. Todos eles estão estrategicamente próximos aos locais mais freqüentados por banhistas em dias de sol na região. Com os resultados obtidos, a Cetesb elabora o Relatório de Qualidade das Águas Interiores.

No entanto, na última avaliação - feita com base nas amostras de água coletadas nos domingos entre os dias 28 de setembro e 26 de outubro - a Cetesb alegou não poder analisar o índice de balneabilidade na prainha do Clube Tahiti, em Ribeirão Pires. A justificativa foi o baixo nível de água do reservatório. De acordo com técnicos da Cetesb, a amostra de água que vai para a análise tem de ser coletada a pelo menos 1 m de profundidade. Em 2003, nesta mesma época do ano, a qualidade da água do Clube Tahiti foi considerada boa. Entre os locais impróprios, estão as prainhas do Parque Los Angeles, do Parque Imigrantes e da área próxima à entrada da Dersa (altura do km 28 da rodovia dos Imigrantes), todas em São Bernardo.

Este último resultado em nada altera o quadro apresentado em 2003, quando a avaliação da Cetesb nos três pontos de monitoramento apontou a presença de algas potencialmente tóxicas. O problema foi causado pelo excesso de nutrientes na água, encontrados em abundância no esgoto doméstico. É também a quantidade excessiva de algas o motivo da coloração verde da água em alguns pontos da represa.

O novo boletim da Cetesb também indica que o único local cuja balneabilidade progrediu em relação à 2003 é a prainha próximo à ETE (Estação de Tratamento do Esgoto) do bairro Eldorado, em Diadema, que no ano passado estava com qualidade considerada imprópria. Mas, apesar da qualificação positiva da água, algumas amostras ainda apontam a presença de algas tóxicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;