Política Titulo Editorial
Ribeirão e o hospital
Do Diário do Grande ABC
21/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Treze anos depois de o complexo hospitalar Santa Luzia começar a ser construído, Estado finalmente assinou ontem acordo prevendo a liberação de R$ 16 milhões para a conclusão do empreendimento. O convênio foi formalizado em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, onde o prefeito Clóvis Volpi (PL) foi recebido pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. A formalização do ato é desfecho de trabalho que envolveu o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a comprovar a importância da entidade para que pleitos da região sejam atendidos.

A conclusão do hospital municipal, um dos compromissos assumidos pelo então candidato Clóvis Volpi na campanha eleitoral, vai garantir a inclusão de 98 leitos à rede de saúde de Ribeirão Pires, sendo 60 para clínica médica, 18 a maternidade, dez para berçário e outros dez a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A ausência de vagas foi um dos principais dramas enfrentados nos primeiros meses do atual governo, durante o agravamento da pandemia de Covid-19 – a cidade foi uma das que registraram mortes de pacientes na fila de espera por internação.

Sensibilizado pela situação do município, o colegiado de prefeitos decidiu incluir o pleito na sua lista de prioridades. No dia 2 de fevereiro, o presidente do Consórcio, Paulo Serra (PSDB), ligou a Garcia para tratar da importância de o Estado liberar recursos para a obra. Ofício com o mesmo teor foi posteriormente enviado ao Palácio dos Bandeirantes, que ontem respondeu positivamente aos anseios regionais.

O diálogo entre região e Estado poderia ser estreitado caso se confirmasse antigo desejo do Consórcio de contar com representante do governador na mesa de discussões – ideia muito boa que foi defendida em 2016 pelo então presidente eleito do colegiado, Orlando Morando (PSDB), mas que, infelizmente, acabou esquecida. As conversas em torno da proposta poderiam ser retomadas, na esteira da recente criação do oitavo assento, a ser ocupado por indicado da Prefeitura da Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;