Memória Titulo Memória
Uma feira de livros. Local: Banco de Dados do Diário. Mostra exclusiva para Memória.

Aristides Theodoro, Iracema M. Régis e Neli Maria Vieira pareciam juvenis enquanto tiravam das sacolas seus livros, seus sonhos, seus destinos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


“O livro é uma frequente erupção onde os poemas propagam-se como focos de incêndio. Centelha Insana deve ser considerado como a pira dos versos em chamas.”

Claudia Brino, sobre o livro Centelha Insana, de Vieira Vivo (São Vicente, Ed. Costelas Felinas, 2014).

Naquela sexta-feira, 30 de julho de 2021, não tínhamos noção do que iríamos fazer. O Trio de Ouro da Literatura do Grande ABC aparecia com exclusividade num Banco de Dados até então silencioso. Propusemos (e fomos atendidos).

– Gente, distribua seus livros sobre a mesa e o balcão.

Os livros de Aristides e Iracema ficaram lado a lado, na nossa mesa de trabalho, os de Neli, no balcão. O gravador estava com pilhas vencidas. Então pedimos que os três posassem, individualmente, com um livro. Aristides escolheu seu mais recente, a biografia da Iracema.

Formamos uma roda quadrada. E conversamos, combinando que o próximo encontro, com gravador tinindo, seria na biblioteca do Aristides, a Toca Filosófica, na Mauá querida de tantas histórias.

O que podemos falar: o Grande ABC pode e deve orgulhar-se dos seus pensadores. Convidem Aristides, Iracema e Neli para reuniões temáticas, exposições, palestras e conferências. Vocês terão o mesmo orgulho que Memória teve ao receber os três.

TOCA FILOSÓFICA

Esconderijo de um anarquista, graças a ele mesmo

Texto: Neli Maria Vieira

Publicação: www.sucessoemrevista.com.br

Aristides Theodoro diz que, quando jovem, ganhou de seu pai, homem rude e protestante fanático, um espaço fora de casa para não contaminar a família com seus discos e livros heréticos. Uma toca, lugar pequeno, insalubre. Ali nem cabiam amigos, a não ser uma filosofia de vida.

(...) Apesar da extrema pobreza, Aristides traçou metas, tais como: ter uma casa própria pintada de cor-de-rosa com uma biblioteca; ser escritor respeitado, jornalista, e ter ao lado uma mulher inteligente.

Para um analfabeto, como se intitula, conseguiu ser jornalista, ter a casa própria e ser escritor. Só não conseguiu a mulher sonhada. 

ARISTIDES THEODORO

Nascimento: Utinga, Bahia, 27-11-1937.

Cidade escolhida: Mauá, onde mora desde a década de 1940.

Profissão: jornalista.

Jornalismo: office-boy nos anos 50 do jornal Gazeta do ABC, que tinha redação na Rua Bernardino de Campos, em Santo André. O primeiro de vários empregos que o levou a escrever e a somar 4.000 recortes de textos, com destaque para a crítica literária e poesia.

Livros publicados: 25, sendo o primeiro Dandaluanda, um livro de poesias, de 1982.

Livros inéditos: 24, entre os quais Olê, Olê, Olê, Olá...

Biblioteca: 10 mil livros.

Discoteca: 1.000 vinis

Entidades: integrante da Academia Popular de Letras de São Caetano e do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Criação: Colégio Brasileiro de Poetas, mais de 20 anos de duração no Grande ABC.

Refúgio: Toca Filosófica, em Mauá, bem mais salutar e saudável que a toca dos seus tempos de menino.

Contato: 4511-5401.

Diário há meio século

Quinta-feira, 12 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1611

Manchete – A agência da Light em Santo André, localizada à Rua General Glicério, foi assaltada às 16h de ontem (11 de agosto de 1971) por três jovens, que fugiram levando 40 mil cruzeiros

Grande ABC – Apresentado plano para dominar o Rio Tamanduateí, “esse indômito”.

Futebol – Tem início a final da Primeira Divisão. Saad representa o Grande ABC, ao lado de Garça, Catanduvense, Marília e Rio Preto.

Em 12 de agosto de...

1916 – Jorge Zerrenner & Cia montam em Santo André uma fundição de ferro.

1976 – Olavo Alaysio de Lima assume a Secretaria de Obras de Santo André.

1991 – Scala FM, do Grupo Diário do Grande ABC, comemora o novo aniversário.

Hoje

Dia Internacional da Juventude

Dia Nacional das Artes

Dia Nacional de Luta Contra a Violência no Campo e por Reforma Agrária

Santos do Dia

Inocêncio XI (1611-1689). Bem-aventurado. Papa. Chamado de “O pai dos pobres”

Euplúsio. Mártir. Faleceu na Sicilia no século IV

Hilária 

Joana Francisca de Chantal (França, Dijon, 1572 – Paris, 641)

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Cananeia, no Estado de São Paulo, é o segundo o mais antigo do Brasil. Fundador: Martim Afonso de Souza. O primeiro município brasileiro é São Vicente, também fundado por Martim Afonso de Souza.

Pelo Brasil: Anchieta (Espírito Santo); Cansação, Central, Itambé e Valente (Bahia); Madalena (Ceará); e Prudentópolis (Paraná).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;