Nacional Titulo
Garotinho demite médicos que faltaram a plantao
Por Do Diário do Grande ABC
03/04/1999 | 13:29
Compartilhar notícia


O governador Anthony Garotinho (PDT) anunciou neste sábado, em seu programa de rádio, a demissao de cinco médicos que faltaram ao plantao desta Sexta-Feira Santa no Hospital Carlos Chagas,no Rio. O governador visitou neste sábado pela manha o Carlos Chagas, onde dezenas de pessoas fizeram filas e houve tumulto na madrugada. A diretora do hospital, Angela Aranda, informou que o atendimento foi normalizado pela manha. "As 8h de hoje, na virada do plantao, a equipe ficou completa, com 20 médicos", informou.

O hospital estadual havia tido sua gestao privatizada no governo passado e voltou ao controle estadual. Na semana passada sete médicos do Hospital Getúlio Vargas faltaram e foram afastados. Para Garotinho, as faltas foram articuladas por cooperativas que controlavam os hospitais e resistem à "desprivatizaçao".

O secretário da Saúde, Gilson Cantarino, considerou as faltas absurdas. "Pagamos aos médicos R$ 1.500 por um plantao de 24h por semana, nao tem desculpa para faltar." A diretora do Carlos Chagas disse que, apesar das faltas, 611 pessoas foram atendidas sexta-feira.

Desde o início do governo, os hospitais cuja gestao fora privatizada apresentam problemas. Os salários dos médicos estava atrasado desde dezembro. Na semana passada, Garotinho anunciou o pagamento de parte dos atrasados, mas diretamente aos profissionais, sem passar pelas cooperativas. "Encontramos os hospitais sem médicos, sem remédios e até sem rotinas de trabalho", disse ele. "Tivemos muito trabalho para tirar a máfia da saúde."

Garotinho disse que a falta dos sete médicos do Getúlio Vargas foi combinada "num churrasco do sítio do 'dono' da cooperativa" que o administrava e também denunciou o caos do Hospital do Iaserj, que visitou de surpresa na semana passada. "Os laboratórios nao funcionam, os aparelhos de raios-X nao funcionam, o banco de sangue está interditado e a UTI foi privatizada", disse o governador, que acusou o governo passado de ter abandonado a unidade. Seu novo diretor, Luiz Carlos Moreira, disse que a administraçao passada deixou R$ 50 milhoes em dívidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;