Turismo Titulo
Camarões e carne de sol a sol
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
23/09/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Jabá, charque, carne de sol, de vento, salgada, do sertão... Nomes não faltam para designar a maior especialidade da gastronomia potiguar: a carne-seca de boi, que virou tradição nas mesas do Rio Grande do Norte desde o fim do século 17, quando passou a ser industrializada no Nordeste. E o sucesso não é à toa. Afinal, sem ela não tem paçoca, nem feijoada e muito menos os tradicionais cozidos.

Inúmeras também são as combinações e formas de preparar a iguaria. A mais comum consiste na carne de sol assada, com farofa, coentro e cebola, acompanhada de manteiga do sertão, pirão de leite, macaxeira ou feijão-verde.

Outros pratos típicos da região são a galinha ao molho pardo, o sarapatel e a buchada, que pode ser feita com vísceras de bode ou de carneiro. Para preparar a buchada, os miúdos têm de ser lavados, colocados em água fervente e cortados para, depois, serem temperados e cozidos durante horas no próprio estômago do animal.

Mas quem não está acostumado com comidas pesadas também encontrará um bom leque de opções igualmente típicas e bem menos fortes, a exemplo dos ensopados de caranguejo, das peixadas e dos pastéis de queijo coalho, camarão, lagosta e até de arraia.

Isso sem falar na infinidade de pratos à base de camarão que, levando-se em conta a origem indígena do termo que hoje designa quem nasce no Rio Grande do Norte, fazem qualquer turista se transformar num autêntico potiguar (do tupi ‘comedor de camarão').

Além das especialidades marítimas dos restaurantes Abade e Camarões Potiguar, o tradicional Mercado da Redinha faz muita gente atravessar o Rio Potengi, debaixo da Ponte Nova, para saborear a mesma coisa: tapioca recheada com ginga, um minúsculo peixe frito no dendê. Quem prova aprova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;