Internacional Titulo
Tropas russas questionam formas de combate na Chechênia
Por Do Diário do Grande ABC
09/10/1999 | 11:55
Compartilhar notícia


Uma semana depois de ter entrado em território checheno, as tropas russas parecem ter dúvidas sobre as próximas operaçoes militares: limitar-se ao ``cordao sanitário' em torno da república rebelde ou lançar uma ofensiva para chegar a controlá-la completamente.

Em Mozdok, na Ossétia do Norte, onde fica a principal base militar russa, circulavam neste sábado informaçoes contraditórias.

``Estamos terminando de estabelecer o cordao sanitário. É um sucesso, já que nossas tropas poderao controlar facilmente grande parte da fronteira chechena ao longo do rio Terek. Na minha opiniao, nao sairemos dali', declarou um dirigente da FSB (serviço secreto, ex-KGB).

``Mas o estabelecimento do cordao sanitário e os bombardeios contra a Chechênia podem modificar a situaçao', adiantou.

Vários oficiais do exército em Mozdok parecem convencidos de que as tropas russas podem ainda avançar para o interior da Chechênia sem encontrar grande resistência.

``Os chechenos estao saturados dos bandidos e muitos deles querem que o exército russo venha restabelecer a ordem em sua república, onde já nao sao pagos salários nem aposentadorias', declara uma autoridade militar.

Atualmente, as forças russas controlam mais ou menos um terço da Chechênia (os distritos do Norte), mas até agora ocupam posiçoes fora das cidades e povoados, especialmente ao longo do Terek, que divida em duas a república.

A tática necessária para chegar a controlar as cidades chechenas parece nao ter sido ainda fixada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;