Internacional Titulo
Milicianos de al-Sadr firmam acordo de cessar-fogo no Iraque
Por Da AFP
30/08/2004 | 13:47
Compartilhar notícia


Os rebeldes xiitas e o assessor de Segurança Nacional do governo iraquiano, Muaffak al-Rubai, chegaram a um acordo nesta segunda-feira para pôr fim aos combates no bairro xiita de Sadr City, em Bagdá, afirmou um porta-voz do movimento de Moqtada al-Sadr na capital, xeque Naim al-Qaabi.

"Um acordo de seis pontos foi alcançado nesta segunda-feira depois de seis horas de negociações entre o movimento de al-Sadr e Muaffak al-Rubai, e este último o comunicou ao Governo, que deu sua aprovação", declarou o xeque.

"O acordo deve ser assinado às 21h (14h de Brasília) entre o chefe do escritório de al-Sadr em Sadr City, o xeque Hassan al Azaari, e o governo interino iraquiano", acrescentou.

O plano estipula em seu primeiro ponto o cessar dos combates em Sadr City e seus arredores e diz que as forças americanas devem regressar a suas bases e não podem entrar no bairro sem consentimento das autoridades iraquianas.

O governo iraquiano também não poderá perseguir os seguidores de al-Sadr, a não confiscar seus bens e liberar os detidos que não tenham cometido crimes.

Os milicianos devem entregar seus armamentos e o governo deverá indenizar as pessoas cujos bens foram destruídos ou danificados pelos combates.

Por último, o governo deve se comprometer em instalar os serviços essenciais nesse bairro carente, que não tem água potável, esgoto e eletricidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;