Automóveis Titulo Lançamentos
Sem fugir do conceito

.

Por Vagner Aquino
do Diário do Grande ABC
02/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Após muita especulação e expectativa, a Land Rover finalmente divulgou os preços do novo Range Rover Evoque. O modelo foi lançado oficialmente no País na sexta-feira, mas as primeiras unidades começam a chegar às 29 revendas da marca espalhadas pelo Brasil nesta semana.

O SUV premium chega em três versões de acabamento (Pure, Dynamic e Prestige) e seus preços oscilam entre R$ 164,9 mil e R$ 236,9 mil, na versão topo de linha - Range Rover Evoque Dynamic Tech Pack, com carroceria de duas portas (os preços detalhados estão na tabela ao lado). Vale lembrar que os valores poderão ser reposicionados depois do mês de dezembro, devido à alta do Imposto sobre Produtos Industrializados para veículos importados.

 

ESTILO

O SUV Premium, como a Land Rover faz questão de chamar o Range Rover Evoque, chega como divisor de águas para a marca. "O modelo representará 40% das vendas da montadora no Brasil. Nossa meta é vender 4.800 unidades até outubro de 2012", aposta Divanildo Albuquerque, gerente de vendas da Land Rover do Brasil.

E esta aposta ousada - que beira as 440 unidades mensais para um carro de quase R$ 200 mil - baseia-se totalmente no design e no estilo do modelo. Aprovado por 85% do público de oito países diferentes, onde a marca realizou pesquisas de campo, o Evoque traz visual extremamente semelhante ao carro-conceito apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2008. Do modelo original, apenas alguns detalhes, como retrovisores e maçanetas, precisaram ser redesenhados para se adequar ao padrão e às exigências da legislação.

O modelo conceitual era dotado de duas portas, o que reforçava a esportividade na aparência do utilitário esportivo. Mas o centro de design da marca precisou adequar suas linhas à carroceria com quatro portas, pois boa parte do público ainda prima pela praticidade na hora de entrar e sair do veículo.

A exemplo da estética, o interior do Evoque também coloca o estilo acima de tudo. Com a mescla de materiais como madeira, couro e alumínio, a cabine - que traz iluminação em LED - não deixa a funcionalidade de lado. A começar pela tela Dualview (trazida do Vogue), que permite a divisão da programação para os ocupantes dianteiros e traseiros, passando pela conexão UBS e iPod e sistema de navegação, indo até o Park Assist e o sistema de câmeras 360 graus, que auxiliam nas manobras de estacionamento - tecnologia também herdada do Vogue. Estão presentes o sistema de tração 4x4 Terrain Response, que adequa o modelo à condição submetida. Na Europa, a versão 4x2 a diesel também é oferecida, variante impedida de ser comercializada aqui devido à legislação.

Sob o capô, o motor Si4 de dois litros com injeção direta de combustível e distribuição dupla variável gera 240 cv e torque de 34,7 mkgf a 1.750 rpm. O câmbio é automático Aisin AW F21 de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante. O sistema Drive Selector permite mudar a marcha ao simples giro de um botão no console central.

Com tantos atributos, a meta da Land Rover é atrair 90% a mais de compradores no Brasil, cujo volume é de 10 mil unidades comercializadas ao ano.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;