Brickmann Titulo
Autossuficienta, ela se basta
Carlos Brickmann
11/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Imprensa e políticos estão mais uma vez discutindo a questão errada: o tempo necessário, depois da rejeição unânime das contas de Dilma Rousseff (PT) pelo TCU (Tribunal de Contas da União), para que o Congresso se manifeste e toque o impeachment.

Besteira: Dilma não precisa de ninguém que a derrube. A presidente que distribui cargos à vontade e nem assim consegue o apoio do PMDB, que convoca três ministros para uma entrevista coletiva de emergência num domingo para dizer que não há problema nenhum, que tenta intimidar quem irá julgar suas contas, que cria problemas com os militares num momento em que as Forças Armadas queriam apenas ficar fora da crise, não precisa de oposição: cai sozinha.

Bons políticos procuram prever problemas e evitá-los. Dilma gosta de prever problemas para ser abatida por eles. Brigou com Eduardo Cunha, que controla o PMDB na Câmara Federal, desautorizou seu vice Michel Temer, a quem tinha pedido que cuidasse da articulação política, e tomou para si as negociações com políticos – justo ela, a habilidosa. Acabou negociando com Leonardo Picciani, cuja maior ligação com o primeiro time, até hoje, era girar a maçaneta para Eduardo Cunha não ter esse trabalho. Quem paga mal paga duas vezes, diz o axioma do Direito. Dilma pagou, entregou tudo, aceitou escolher ministros piores que os que tinha – o que, convenhamos, era difícil – e não recebeu a mercadoria. Continuou apanhando no Congresso. Confiem em Dilma: quando tudo está calmo, ela dá uma entrevista, faz um discurso, articula uma manobra. A surpresa é que ainda esteja de pé.

Oposição? De que se trata?
Mark Twain, grande escritor norte-americano, disse que os Estados Unidos tinham o melhor Congresso que o dinheiro podia comprar. Millôr Fernandes, grande escritor brasileiro, disse que o Brasil tinha um Congresso eficiente. “Ele mesmo rouba, ele mesmo investiga, ele mesmo absolve”. O tempo passa, pouco muda. Um banco suíço informa que o deputado Eduardo Cunha tem contas lá – o que ele sempre negou –, mostra que seu passaporte diplomático foi usado para abri-las, e o Congresso finge que não é com ele. Tem bons motivos: muita gente, digamos, conhece bem a questão; outros querem que Cunha comande o impeachment, então se calam. Mas qual a vantagem de derrubar a corrupção usando a corrupção?

Petezando os petizes
O alerta é do professor Renato Janine Ribeiro, ligado ao PT, ex-ministro da Educação de Dilma: o currículo brasileiro de História não atende à necessidade de “conter ensinamento crítico, mas sem descambar para a ideologia”. Segundo Janine Ribeiro, o currículo ignora o que não é Brasil e África. “Não havia na proposta uma história do mundo (...) É direito do jovem saber o trajeto histórico do mundo. Precisa aprender sobre a Renascença, as revoluções. Mas não há uma interpretação única de nenhum desses fenômenos. E é esta diversidade que a Educação democrática e de qualidade deve garantir”. Mas quem fará a correção?

O “eu não sabia” tucano
Lembra da decisão do governo tucano paulista de tornar secretos os documentos sobre o Metrô e os trens urbanos – sim, aqueles que aparecem em denúncia sobre formação de cartel? Pois bem: o governo paulista reclamou desta coluna por divulgar a notícia. Segue a carta, na íntegra, assinada por Cleber Mata: “Lamento que você não tenha nos procurado para esclarecer um assunto tão sério como o reproduzido na sua coluna. Aqui alguns esclarecimentos.
“A Folha de S.Paulo errou ao atribuir ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) uma decisão que foi adotada por um integrante da gestão passada e que não integra mais a equipe. Geraldo Alckmin não impôs nenhuma restrição. É justamente o contrário: Geraldo Alckmin, após tomar conhecimento de uma resolução pela Folha de S.Paulo, determinou imediatamente que a medida fosse revista. São Paulo é o Estado mais transparente do Brasil, segundo ranking da Controladoria Geral da União. O Estado também está entre os mais transparentes, de acordo com a ONG Contas Abertas. Geraldo Alckmin foi o responsável por colocar o salário de todos os servidores na internet. Também por decisão do governador Alckmin, os números com os indicadores criminais são publicados mensalmente no site da Secretaria da Segurança Pública. Por favor, antes de propagar informações sem consulta prévia, nos procure. Terei o maior prazer em atendê-lo.”
No dia 8, a propósito, Alckmin determinou a suspensão da medida.

Não sabia, mas sabia, sim
A carta é curiosa: por que buscar “o outro lado” se a informação está publicada no Diário Oficial? Mais: quem é o responsável pelo “integrante da gestão passada”? Quem o nomeou e é o responsável é o governador. E quem era o tal governador “da gestão passada”? Bingo! O mesmo Geraldo Alckmin da atual gestão. O próprio Alckmin que só mandou suspender o tal segredo depois que a imprensa o divulgou. A propósito, quem é o “integrante da gestão passada e que não integra mais a equipe?” Seria ótimo ouvir o anônimo! Ou não seria?

Quem comanda o governo?
Se o governador não sabe que seu governo anda tornando sigilosos fatos que podem ser incômodos, quem é que sabe? Quem comanda a administração?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;