Memória Titulo Memória
Os Jogos de 1985, vivos e reais 30 anos depois
Ademir Medici
Do Diário do Grande Abc
11/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Vi que nessa semana saiu algo sobre os 50º Jogos Abertos de 1985. Eu participei da cerimônia de abertura. Era aluno da Eepsg Joaquim de Carvalho Terra, na Rua Coronel Seabra. Tinha 11 anos e já lia o Diário, pois meu pai era assinante. Lembro que saiu uma foto no jornal, no dia seguinte. Alunos fizeram um grande mosaico no gramado do Estádio Bruno Daniel. Gostaria muito de rever aquela foto.”

Ricardo Tricolor, de Santo André

Ai está a foto, prezado Ricardo. Saiu na primeira página do Diário, edição da quinta-feira, 3-10-1985. Uma imensa foto, em cinco colunas, com a assinatura de Alberto Murayama. O Banco de Dados do Diário preserva esta e todas as demais fotos dos 50º Jogos Abertos do Interior, que teve uma grande cobertura jornalística. Vários dos negativos permanecem inéditos.

Manchete da primeira página: “Santo André dá show na abertura dos Jogos”. E a legenda: “Quem foi ontem ao Estádio Bruno Daniel viu o maior desfile de todos os tempos dos Jogos Abertos do Interior que hoje têm competições em 12 modalidades.”

Aliás, Ricardo e demais leitores, o Jubileu de Ouro dos JAI, em 1985, foi excelentemente bem documentado, em fotos, textos e filmes. Fernando Villafranca, que foi colaborador do Diário, foi também contratado pela Prefeitura para filmar os Jogos. Há pouco tempo recebemos dele dois VHS originais dos JAI de 1985 e uma versão digitalizada em DVD.

Tudo está documentado: as cerimônias - como esta da foto dos alunos – os jogos, as premiações. Ora aparecem Hortência (Sorocaba) e Paula (Piracicaba) defendendo suas cidades em jogos do basquetebol, ora aparece o saudoso prefeito Newton Brandão ou então o esportista Antonio Carlos Moreno, diretor de Esportes do Município e responsável técnico-esportiva pela organização dos JAI na sua Santo André.

A cidade conquistou o tricampeonato – e este foi um dos pontos altos dos Jogos de 1985; e as finais de vôlei e basquete foram disputadas em tablados armados neste mesmo gramado do Bruno Daniel – experiência que não vingou, por causa do vento e pelo baixo comparecimento do público, mesmo com a entrada franca.

A ideia de levar os jogos finais das duas modalidades para o Bruno Daniel surgiu em função da lotação dos primeiros jogos no Ginásio Pedro Dell''Antonia, quando os ingressos foram cobrados, o que gerou reclamação.

Enfim, mais uma vez o Diário cumpriu a sua missão de cobrir bem um espetáculo esportivo. Em complemento, o registro cinematográfico de Villafranca, profissional competente estabelecido no bairro Campestre, de tantas coberturas e de tantos trabalhos que hoje representam subsídios importantes à Memória.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 11 de outubro de 1985 – ano 28, nº 5952

MANCHETE – General Motors vai criar cinco mil empregos.

JOGOS ABERTOS – São Bernardo sobe: é a segunda nos JAI disputados em Santo André; Santo André lidera; Campinas em terceiro; São Caetano em quarto.

Ciclismo de Santo André na frente.

OBRAS – Metrô garante reforma de parte da Avenida dos Estados.

ÓBITO – Morreu ontem Orson Welles, 70 anos, legenda do cinema mundial, do clássico “Cidadão Kane”.

Em 11 de outubro de...

1555 – A Câmara da Vila de Santo André da Borda do Campo elege João Gallego para o cargo de porteiro do Legislativo. O historiador J. J. Ribeiro conta que para assumir o posto o escolhido precisou fazer o juramento dos Santos Evangelhos, como era praxe.

1905 – Lançada a primeira revista infantil no Brasil, “O Tico-Tico”

1970 – Cecília Elisabete Salotti, de São Bernardo, eleita Miss Objetiva do Interior, em desfile realizado no Clube Atlético Ipiranga, numa promoção da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos.

Quarto Centenário sagra-se supercampeão da Primeira Divisão de Santo André, ao vencer o Rui Barbosa por 1 a 0 no Estádio Municipal, o futuro “Bruno Daniel”.

Hoje

Dia da Pessoa com Deficiência Física – data criada por proposta do deputado Osmar Ribeiro Fonseca, de São Caetano.

Dia do Teatro Municipal

Dia do Combate a Dor

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. A cidade emancipou-se de Jacupiranga em 1954. Significado do nome: Pesqueiro dos Peixes Grandes (pari = pesqueiro; assu = grande).

BRASIL – Hoje é o aniversário de Mato Grosso do Sul e das cidades de Campina Grande (PB) e Cambé (PR).

Santos do Dia

Na foto, Ângelo Giuseppe Roncalli (Itália: 1881 – 1963). No Conclave de 1958 foi eleito papa, tomando o nome de João XXIII. O seu pontificado durou menos de cinco anos, e se tornou muito apreciado, sobretudo porque lançou as encíclicas “Pacem in terris” e “Mater et magistra”. Convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II em 11-10-1962. Era chamado de “Papa Bom”.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Zenaide

Jaime

Alexandre Saulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;