Economia Titulo
BC eleva projeção do reajuste da energia elétrica
Do Diário OnLine
31/01/2002 | 10:40
Compartilhar notícia


O Banco Central elevou a projeção para o reajuste das tarifas de energia elétrica neste ano. Segundo ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira, o preço da tarifa de energia deve sofrer reajuste de 20,4%, acima dos 19% previstos anteriormente.

De acordo com a reunião, a mudança na projeção se deve ao aumento de 2,9% de energia elétrica nos últimos dias de 2001. O reajuste deve refletir na inflação de janeiro deste ano.

O conjunto das tarifas públicas sofreu elevação no reajuste esperado pelo Banco Central no ano passado, passando de 5,2% para 5,4$. Para 2003, o Copom espera que as tarifas públicas subam 3,4%.

Eleições — Pela primeira vez o Copom fez menção às eleições, alertando para a necessidade de atenção ao processo de escolha da sucessão presidencial. De acordo com o documento, é preciso estar atento ao cenário externo, em especial aos eventuais desdobramentos da crise Argentina e ao processo do fluxo de capital externo.

Exportações — Para o BC, a recuperação da economia americana, que dá sinais de retomada, pode estimular as exportações e facilitar o balanço de pagamentos do Brasil. "Para este ano, há sinais mais claros que a recuperação da economia norte-americana, com impactos positivos sobre a economia mundial, pode começar a partir do segundo trimestre, o que estimularia as exportações e facilitaria o financiamento do balanço de pagamentos brasileiro", diz a ata da última reunião do Copom.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;