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Sistema de trólebus terá mudanças
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
27/09/2004 | 11:04
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A partir das 4h da manhã do sábado, os passageiros de três linhas do corredor metropolitano de trólebus São Mateus/Jabaquara, que passa por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, serão beneficiados com a baldeação gratuita também no terminal de Santo André/Oeste. Por enquanto, quem faz o trajeto de São Mateus com destino ao terminal Piraporinha ou Diadema, é obrigado a tomar um trólebus até o terminal São Bernardo para a transferência gratuita. As mudanças no embarque e desembarque dos usuários serão promovidas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a Metra, concessionária que desde 1997 opera o corredor. O principal objetivo é desafogar os terminais São Bernardo e Piraporinha.

O terminal Santo André, dividido entre Oeste e Leste, será o principal centro das mudanças. Pelo local, transitam cerca de 70 mil pessoas de segunda a sexta-feira, de acordo com dados da EMTU. Os pontos finais das linhas 287 (Santo André Leste/Diadema) e 287-P (Santo André Leste/Piraporinha) serão transferidos para o terminal Oeste – hoje elas estão na plataforma A do terminal Leste. Com a mudança, as duas linhas sairão das plataformas D e E, interligadas com a 284 (São Mateus/Santo André Oeste).

Dessa forma, os passageiros farão a baldeação gratuitamente nessas duas plataformas (D e E) por meio das catracas que estão sendo instaladas no túnel do terminal. “A nova opção de transferência (baldeação), além de desafogar principalmente o terminal São Bernardo, proporcionará maior conforto, flexibilidade e segurança ao usuário”, afirmou Celso Alexandre de Souza Lopes, assessor técnico da Diretoria de Gestão Operacional da EMTU, empresa gerenciadora do sistema.

Para garantir a integração entre as linhas 284, 287 e 287-P no terminal Oeste, o acesso às plataformas D e E foram fechados. Antes, os passageiros entravam pelo túnel, subiam as escadas e pagavam a tarifa (R$ 1,90) para entrar no trólebus, de acordo com Gilson Silva, supervisor do terminal Santo André - Oeste e Leste. Agora, o ingresso para subir às plataformas será pelas catracas. “Sem dúvida que as novas opções vão desafogar os terminais menores com a instalação da linha de bloqueio”, disse.

Ainda de acordo com o assessor técnico, as mudanças não irão proporcionar diminuição do tempo da viagem. “Mas sim do tempo de integração”, afirmou Lopes. Ou seja, o caminho dos passageiros será encurtado até o seu destino.

Pagamento – Por sua vez, a linha 286 (Santo André Oeste/Ferrazópolis) será transferida para o terminal Santo André Leste, mudando da plataforma E para a H. No entanto, os passageiros dessa linha não poderão fazer a baldeação para outros veículos gratuitamente. O terminal Leste tem bem menos movimento que o Oeste, segundo o supervisor Silva.




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