Cultura & Lazer Titulo
Cinema BR traz 'Policarmo Quaresma' a S.Caetano
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
09/09/2001 | 17:02
Compartilhar notícia


Começa nesta segunda uma nova edição do Cinema BR em Movimento, com sessões gratuitas do filme Policarpo Quaresma, de Paulo Thiago. No Grande ABC, as primeiras exibições acontecem às 8h e às 19h30, no auditório da EE Joana Motta (r. Espírito Santo, 1.330), em São Caetano.

O longa-metragem, baseado na obra O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, tem o ator Paulo José no papel principal. O personagem do título é um sonhador que ama seu país e pretende vê-lo como uma grande nação. Sua primeira idéia é que o tupi-guarani seja adotado como idioma oficial.

Entre seus aliados estão sua afilhada Olga (interpretada por Giulia Gam) e o trovador e compositor de modinhas Ricardo Coração dos Outros (Ilya São Paulo). Policarpo começa a usar cocar, agride um almirante com um tacape e passa a ser uma figura incompreendida. Chega a ser internado em um hospício, mas não deixa de lutar pelos seus sonhos

O Cinema BR é realizado simultaneamente em mais de 60 universidades brasileiras. Só na região, o projeto soma um público superior a 12,5 mil pessoas em pouco mais de um ano de realização. No mês passado foram exibidos O Sonho de Rose – 10 Anos Depois, de Tetê Moraes, e Ação entre Amigos, de Beto Brant.

Policarpo Quaresma faz parte do módulo Circuito Sem-Tela e tem sessões agendadas até 3 de outubro, todas em São Caetano. Na próxima quarta-feira (às 9h e 19h), será mostrado no pátio da EE Yolanda Ascêncio. Depois, na EE Maria Trugilo Torloni (dia 13), CIM Alcina Dantas Feijão (18), auditório do Imes (20 e 27), Centro de Convivência João Nicolau Braido (20) e Copi (3). Informações: 4233-7521.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;