Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 20 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Sempre ligados na internet


Bruna de Grande
Especial para o Diário

08/02/2015 | 07:00


Hoje todo mundo anda conectado na internet por meio do computador, celular e tablet. Em geral, o público mais jovem usa a web para jogar, conversar com os amigos, fazer pesquisas e usar as redes sociais. 

Às vezes, temos a impressão de que já sabemos tudo porque somos bons com tecnologia. No entanto, além de diversão, o mundo on-line tem muitos perigos. É importante saber identificá-los para se prevenir.

Bianca de Sousa Almeida, 6 anos, de São Caetano, curte jogar no celular da mãe ou no tablet do pai. “Adoro jogos em que preciso passar de fase.” Mas ela sabe da importância de ter um adulto por perto enquanto usa o aparelho.

“Minha mãe deixa eu jogar, mas sempre fica de olho no que estou fazendo.”

Entre os principais perigos está a comunicação com um adulto que finge ser criança para falar com você. Por isso, sempre deixe seus pais ou responsáveis por dentro do que faz na rede e com quem você conversa. 

Outro risco é facilitar a presença de vírus no computador. Renan Almeida, 12, de Santo André, toma cuidado com os links em que clica. “É sempre mais seguro baixar um jogo pelo site oficial”, afirma o garoto, que não passa informações pessoais para estranhos. “Quando estou on-line, falo mais com meus amigos da escola que também jogam. Se uma pessoa diferente fala comigo, tomo cuidado, não confio.”

Não pode haver exagero

Brincar na internet é divertido, mas não pode exagerar. Se ficar o dia todo no PC, tablet ou celular, o cérebro deixa de desenvolver outras partes importantes. Além disso, pode causar problemas de saúde como tendinite (inflamação do tendão) e dificuldades de visão.

Também não faz bem usar as mídias por muito tempo todo dia e antes de dormir. Isso prejudica o rendimento escolar, pois deixa a pessoa agitada, afeta o sono e a concentração. Segundo especialistas, o ideal é ficar na internet até uma hora por dia ou apenas às sextas, sábados e domingos. 

Outro motivo para não ficar o dia todo jogando on-line é para mexer o corpo. Durante a infância, o organismo precisa de estímulos para se desenvolver. Por isso, é importante brincar ao ar livre e com os amigos. Vale andar de bicicleta, skate, patins, jogar bola e praticar os mais diversos esportes. Esse tipo de atividade deixa a pessoa mais calma, disposta e melhora o sono.

Vale também deixar a tecnologia um pouco de lado para ler livros. A prática estimula a concentração, a memória e a criatividade. Também ajuda a ganhar mais conhecimento.

Terça-feira é o Dia da Internet Segura

Na terça-feira (10) será comemorado o Dia Mundial da Internet Segura com o tema: vamos criar uma internet segura juntos. A data lembra que, apesar da web ter muita coisa legal, pode ser perigosa se não for usada do modo correto.

Uma das regrinhas para se proteger é não conversar com pessoas que você não conhece pessoalmente. Como não conseguimos ver o rosto de quem está do outro lado da tela, é fácil mentir. Muitos adultos que querem fazer o mal fingem ser criança para descobrir onde você mora, estuda, entre outras informações pessoais. 

Cuidado também com links das páginas de jogos e vídeos. Eles podem conter vírus que prejudicam o computador. Se rolar dúvidas sobre o uso da internet ou acontecer algo ruim com você na web, o site canaldeajuda.org.br pode ajudar.

Dicas de aplicativos

League of Legends é um jogo on-line para disputar batalhas e jogar com pessoas de vários lugares diferentes. No entanto, é indicado para gamers acima de 12 anos. Por isso, evite fornecer informações pessoais para estranhos.

Bubble Witch 2 a bruxinha Stella e os gatos precisam de ajuda para se livrar das bruxas malvadas da região. O jogo tem muito mistério, aventura e diversão. Disponível para tablets e celulares. 

Clash of Clans é preciso ter estratégia para vencer.

O game é para tablet ou celular e dá para conversar com outras pessoas, então vale tomar cuidado com quem se fala. 

Subway Surfers é um game de corrida infinita. É preciso correr com o skate para escapar do guarda furioso e pegar moedas para ganhar pontos.

Amazing World Atlas é um aplicativo para se divertir e aprender ao mesmo tempo. Nele, dá para entender de maneira mais fácil onde os países estão localizados no mapa.

Toca Hair Salon 2 é um jogo para celular e tablet em que é possível criar cortes de cabelo bem diferentes. De um jeito divertido, tem como pintar, cortar e bagunçar as madeixas.

Curiosidade: Uma pesquisa da AVG Technologies mostra que 57% das crianças de até 5 anos sabem usar aplicativos em smartphones, mas só 14% sabem amarrar os sapatos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;