Economia Titulo
Licenciamentos cresceram 28% em 12 meses, aponta Anfavea
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
05/10/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


A procura por veículos novos continua em alta. Em setembro – o melhor da história da indústria –, foram emplacadas 204.026 unidades, de acordo com a Anfavea. Na comparação com setembro do ano passado, o incremento é de 28%.

Desde janeiro já são 1,739 milhão de unidades comercializadas, aumento de 27,4% sobre o intervalo de janeiro a setembro do ano passado.

Jackson Schneider, presidente da Anfavea, reforça a ação do crédito e dos prazos de financiamento mais longos no estímulo do mercado.

“Em agosto, o volume de crédito liberado para a compra de automóveis chegou aos R$ 74,2 bilhões”, disse.

Potencial - De acordo com o presidente da entidade, há no mercado brasileiro um “espaço potencial de crescimento importante”, já que o índice nacional é de 8,8 habitantes por veículo.

Entretanto, ele ressalta a importância da implantação do Siniav (Sistema de Identificação Automática de Veículos) e do investimento em transporte público para o controle do tráfego.

“Precisa ter um sistema para ver como se deve lidar com 6 milhões de veículos somente na cidade de São Paulo”, exemplifica, ao se referir ao Siniav.

Exportação - Schneider voltou a reforçar temores em relação à queda das exportações em unidades, de 7,9% até agora. Segundo ele, o aumento de 5% do valor exportado – chegou a US$ 9,454 bilhões no acumulado – ainda é reflexo do ajuste dos preços no mercado externo, para compensar o câmbio baixo.

Para reduzir os custos logísticos, o executivo enxerga como fundamental o sucesso do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). “Precisamos de um sistema moderno para ter estoques menores.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;