Cultura & Lazer Titulo Dança
Artistas do corpo

ABCDança chega a São Caetano com espetáculos e fórum; evento começa na quarta-feira, às 15h, e tem entrada franca

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
18/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de Diadema, o "ABCDança" chega nesta semana a São Caetano. No programa de atividades exclusivamente ligadas à dança estão oficinas, fóruns e apresentações de espetáculos. A passagem do projeto da Companhia de Danças de Diadema pela cidade se concentra amanhã na Fundação das Artes. Para participar do evento, é preciso ser maior de 12 anos e se inscrever pelo e-mail renata@apbd.org.br.

A abertura será a partir das 15h, com o fórum Processo Colaborativo na Criação Coreográfica, com Luís Ferron. O coreógrafo é conhecido no Grande ABC por dirigir o projeto "Mão na Roda" (hoje "Coletivo MR"), integrado principalmente por portadores de deficiência física - incluindo alguns cadeirantes, imagem da qual surgiu o nome do grupo.

Ferron se dedica ao tema do fórum há 27 anos. "O fórum é para discutirmos as singularidades que nos fazem repensar vários aspectos. Nesse processo de criação, o coreógrafo passa a ser um norteador e os intérpretes, coautores da obra. Isso é ação coletiva", explica. No ano passado, Ferron foi um dos premiados pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em dança. Seu trabalho contemplado foi Sapatos Brancos, que homenageia o samba paulista e teve pesquisas no Carnaval de São Paulo. O coreógrafo foi o ganhador na categoria Concepção. Na montagem, os bailarinos do Núcleo Artístico Luís Ferron criam seus movimentos a partir dos gestos elegantes do mestre-sala e da porta-bandeira.

Depois do debate que deve atrair principalmente os profissionais da dança, haverá a oficina O Corpo Brincante, com Roberta Larizza, uma das fundadoras do Grupo Babado de Chita. A atividade tem vagas limitadas e tem duração de uma hora, a partir das 19h.

Às 20h começam os espetáculos, para deleite do grande público. Solos, Duos e Trios é uma criação da atriz e coreógrafa Dinah Perry, da Cia. Artista do Corpo. Criado por Dinah, o espetáculo, que une dança e teatro, tem como ponto de partida poemas do português Fernando Pessoa (1888-1935). Na sequência será apresentada a coreografia "Encontro de Dois", da companhia convidada Quase9 Teatro. Encerrando a passagem por São Caetano, a produção 15 anos - Companhia de Danças de Diadema, concebida pela idealizadora do projeto.

Neste mês, o ABCDança passará ainda por Mauá (dias 27 e 29). Já em junho, o evento estará em São Bernardo (5), Rio Grande da Serra (12), Santo André (14 e 19) e Ribeirão Pires (25 a 27). A temporada será encerrada em São Paulo, de 8 a 11 de julho, na Galeria Olido. Mais informações no www. abcdanca.apbd.org.br.

ABCDança 2010 - São Caetano: amanhã, a partir das 15h. Na Fundação das Artes - Rua Visconde de Inhaúma, 730. Tel.: 4238-3030. Entrada franca (necessita inscrição).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;