Economia Titulo Contas
Pagamento do IPVA começa no dia 8 e vai até dia 21 de janeiro

Vale a pena pagar à vista com desconto para fugir
dos juros, já que janeiro ainda traz IPTU e material escolar

Por Cibele Gandolpho
Especial para o Diário
30/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Assim que as festas de fim de ano passarem, os brasileiros já começam a mexer no bolso para pagar as contas típicas de janeiro. IPVA, IPTU e matrículas e material escolar: esses compromissos abocanham boa parte do orçamento familiar do início do ano. Por isso, é importante ter reservas para arcar com tudo e, segundo os economistas, pagar o que for possível à vista para fugir dos juros.

A partir do próximo de 8 e até o dia 21 de janeiro, começam a vencer os pagamentos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2010. Conforme o final da placa do veículo, os proprietários deverão pagar a primeira parcela do imposto ou quitar o débito à vista com desconto. Os economistas aconselham os contribuintes que tiverem dinheiro para pagar esse imposto em uma só parcela, com desconto, devem fazê-lo.

O consultor financeiro Gustavo Cerbasi, autor do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", afirma que o principal erro das pessoas no fim do ano é não deixar uma reserva do 13º salário para as despesas fixas em janeiro. "Muita gente fica no vermelho porque ignora essas despesas e gasta tudo nas festas."

Cerbasi argumenta que o abatimento de 3% sobre o valor total do IPVA vale a pena. "Os juros não compensam. Não há aplicação de renda fixa que sobreponha esse valor. Só é vantajoso se o investimento escolhido tiver, pelo menos, 0,25% de rentabilidade ao mês acima dos juros cobrados. O pagamento parcelado só é indicado para os contribuintes que não têm reservas financeira para pagar à vista", diz.

Além de pagar o imposto em parcela única em janeiro, com desconto, os proprietários têm a opção de dividir o valor em três vezes, até março, sem abatimento, ou pagar à vista em fevereiro, também sem desconto. O calendário vale para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, microônibus, motos e similares. Caminhões obedecem a outro calendário.

No caso de veículos novos, a cota única têm desconto de 3% até o quinto dia útil posterior a data da emissão da nota fiscal. O pagamento sem desconto deve ser feito em até 30 dias contados da data da nota. O parcelamento é feito em até 30 dias para a primeira parcela, 60 para a segunda e 90 dias para a última.

Bancos já oferecem financiamento para pagar o imposto

Os bancos Santander, Real e Bradesco oferecem, a partir de janeiro, empréstimos para o pagamento do IPVA 2010. Para empréstimos de até um ano no Real, por exemplo, o cliente pode dividir o valor do cheque emitido em até 12 meses, com taxa a partir de 4,5% ao mês. No crédito pessoal do Santander, as taxas são a partir de 2,19% ao mês e o prazo é de até 48 meses.

O Bradesco financia dívidas de início de ano, como material e matrícula escolar, férias, IPVA e IPTU. No caso do IPVA, é possível incluir no financiamento o custo do licenciamento do carro e as multas. As taxas variam de 3% a 3,99% ao mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;