Economia Titulo Benefício
Quase 17 mil na região ainda não sacaram o abono do PIS na Caixa
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
12/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Quase 17 mil trabalhadores (16.685) no Grande ABC ainda não buscaram o abano salarial do PIS referente a 2007 na Caixa Econômica Federal, o que representa 9,7% dos abonos identificados ou R$ 6,9 milhões não retirados.

Em todo o País são cerca de 1,6 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o abono - 12% do total de pessoas com direito ao benefício, que é de R$ 415.

O recurso está disponível para quem foi cadastrado no PIS até 2003 que tenha trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano passado com carteira de trabalho assinada pela empresa, desde que tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e tenha tido seus dados informados corretamente pela empresa na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho, no ano passado.

A Caixa havia efetuado o pagamento do valor, de forma escalonada, de acordo com a data de nascimento, de 8 de agosto até dia 8 deste mês, mas ainda é possível buscar o dinheiro na instituição financeira.

A gerente regional de Canais do banco, Maria José Costa Sene, cita que o benefício poderá ser sacado até dia 30 de junho de 2009. O saque pode ser feito com o Cartão de Cidadão nos terminais de auto-atendimento, em casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou, sem o cartão, em qualquer uma das agências bancárias.

Caso o valor não seja retirado, o abono retorna para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Antes de ir aos locais de atendimento, no entanto, é importante que o trabalhador verifique se o benefício já não foi pago antecipadamente por meio do crédito em conta ou pelo convênio Caixa PIS-Empresa.

Para isso, basta conferir os extratos bancários de julho a novembro ou pelos contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro deste ano.

Rendimento - A gerente da Caixa lembra que, além do abono, o banco também paga rendimentos do PIS, para pessoas que foram cadastradas até outubro de 1988 e que ainda possuem saldo de cotas desse programa.

Nesse caso, se a pessoa não fizer o saque até 30 de junho de 2009, não perderá o dinheiro, já que o montante retorna a seu saldo de cotas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;