Esportes Titulo Fim da linha
Dia de honrar a camisa

Rodada derradeira do Brasileirão define últimas
vagas na Copa Libertadores e mais dois rebaixados

Rafael Mendonça
Do Diário do Grande ABC
08/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/Nelson Perez/Fluminense FC


Para boa parte das equipes, uma rodada sem expectativa alguma, ao melhor estilo fim de temporada. Já para outras, o último compromisso do Campeonato Brasileiro 2013 tem peso enorme.

Com o Cruzeiro campeão há quatro rodadas, Grêmio garantido na Copa Libertadores 2014 e Náutico e Ponte Preta já rebaixados, a luta agora está centrada na fuga das duas vagas restantes na Série B do ano que vem e na busca por dois lugares no torneio continental.

Mas isso se a Ponte Preta não vencer a Copa Sul-Americana. Caso fature o título sobre o Lanús na quarta-feira, na Argentina, além de fazer história, a Macaca transformará o G-4 do Brasileirão em G-3. Se o time de Campinas não triunfar, o trabalho de Atlético-PR, Goiás, Botafogo e Vitória, que lutam na parte de cima da tabela, será facilitado. Mas hoje jogarão com tal incerteza em mente.

Para Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense, a briga é contra o descenso. Os dois primeiros só precisam vencer para assegurar a permanência. Já para os cariocas, além da vitória, precisarão contar com tropeços dos seus concorrentes.

Entre as partidas de hoje – todas às 17h –, o duelo com maior atrativo é entre Atlético-PR e Vasco, na Arena Joinville (Santa Catarina) – cumpre pena por incidentes no clássico contra o Coritiba. Para o Furacão, terceiro colocado com 61 pontos, uma vitória o coloca na Libertadores 2014 e salva o ano do time paranaense, que amargou o vice-campeonato da Copa do Brasil.

Com 44 pontos, o Vasco mantém a esperança viva. Após duas vitórias, sobre Cruzeiro e Naútico, a equipe cruzmaltina necessita da vitória e conta com tropeço ou de Coritiba ou de Criciúma para seguir na Série A na próxima temporada.

Também visando a principal competição sul-americana, o Goiás (quarto, com 59) encara o Santos no Serra Dourada, precisando apenas vencer e esperar pelo resultado final de Ponte Preta e Lanús.

Assim como o Atlético-PR, o Esmeraldino veio da Série B de 2012. Ambos têm tudo para derrubar a tese de que times que sobem da Segundona não têm bom desempenho no ano seguinte na elite do futebol nacional.
Ambos com 58 pontos, Botafogo (quinto) e Vitória (sexto) têm missão mais complexa: terão que vencer e torcer contra Atlético-PR e Goiás, além de a favor do Lanús, claro.

A Estrela Solitária recebe no Maracanã o Criciúma, que tem risco de queda. Já o Rubro-Negro baiano tem jogo difícil fora de casa contra o Atlético-MG, no Estádio Independência, na última partida oficial do Galo antes do embarque para a disputa do Mundial de Clubes.

Extremamente ameaçado pelo rebaixamento, com 43 pontos, o Fluminense vai a Salvador enfrentar o Bahia, na Fonte Nova. Além de vencer, o Tricolor carioca terá que esperar que Vasco e Coritiba não vençam.

Triunfar também é único objetivo do Coritiba no Morumbi, contra o São Paulo. Escapar da degola seria um alento para o Coxa, que iniciou muito bem o Brasileirão, chegando a liderá-lo por diversas rodadas.

Sem perspectivas, Internacional e Ponte Preta se enfrentam no Centenário, em Caxias, e Portuguesa e Grêmio jogam no Canindé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;