Brickmann Titulo
Os inocentes de sempre

Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta à época dos fatos investigados, não foi chamado para depor.

Por Carlos Brickmann
20/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


1 -Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta à época dos fatos investigados, não foi chamado para depor.

2 - O governador fluminense Sérgio Cabral, do PMDB, amigo de Cavendish a ponto de pegar um avião emprestado para ir a seu aniversário em Porto Seguro, não foi chamado a depor.

3 - O deputado petista Cândido Vacarezza, da tropa de choque governista, um dos caciques do partido em São Paulo, foi filmado passando um torpedo para o governador fluminense Sérgio Cabral, do PMDB, garantindo que ele não seria alcançado pela CPI. Como disse Vacarezza (seguindo, aliás, as normas gramaticais tipo "nós pega os peixe", endossadas por seu candidato a prefeito de São Paulo, o então ministro Fernando Vaiddad): "a relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é dos nossos e nós somos dos teu".

4 - O PT queria torpedear o governador goiano Marconi Perillo, do PSDB, poupando o fluminense, Sérgio Cabral, do PMDB, e o brasiliense, Agnelo Queiroz, do PT. Queria atingir a imprensa (Veja) e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusador no julgamento do Mensalão. O PMDB, mais velho, mais sábio, mais experiente, sabe que as coisas não acontecem assim: pau que dá em Chico dá em Francisco, o cipó de aroeira bate no lombo de quem mandou dar, etc. O alto comando do PMDB, reunido por José Sarney e Renan Calheiros, vetou a besteira. O PMDB acha que a CPI foi um erro e é melhor enterrá-la.

A FESTA...

CPI sem ouvir Fernando Cavendish, que era o dono da Delta, é bobagem (mas como investigar Cavendish sem atingir Cabral, aliado do PT?)

...DA MEXERICA

Aliás, seria interessante conhecer um pouco melhor a história da venda da Delta à J&F, dona do frigorífico JBS Friboi. A Delta sofre ameaça de ser declarada inidônea, o que a afastaria de seus grandes contratantes, os Governos estaduais e federal. O BNDES, que tem um terço do capital da J&F, concordou com a compra,mesmo sabendo deste risco? Terá informações de cocheira de que não há risco? Outra dúvida: o empresário Joesley Batista, que comanda a J&F, disse que 15 dias antes da compra nem sabia que a Delta existia. Merece cumprimentos, sem dúvida: é o homem das decisões empresariais mais rápidas do Oeste.

MC MILLÔR E DILMA

Dilma Rousseff, PT, presidente da República, receberá do Governo do Rio, até o final de junho, uma indenização de R$ 20 mil, por ter sido interrogada e torturada no Estado durante a ditadura (promete doar a indenização ao grupo Tortura Nunca Mais). Dilma pediu indenização também ao Governo Federal, a São Paulo e a Minas Gerais. Como dizia Millôr Fernandes sobre as indenizações: "Eu pensava que eles estavam defendendo uma ideologia, mas estavam fazendo um investimento."

O TRABALHO DA COMISSÃO

Está decidido que a Comissão da Verdade se reunirá a cada 15 dias. Como sua duração é de dois anos, haverá 48 reuniões. Com o número de pessoas a ouvir e o volume de documentos a analisar, é pouquíssimo. Portanto, a discussão sobre a análise de todos os casos de violação dos direitos humanos ou apenas dos episódios patrocinados pelo Governo perde o sentido: não vai dar tempo.

E - este colunista espera sinceramente estar enganado e poder, dentro de dois anos, comemorar seu equívoco - comissão de verdade no Brasil é outra coisa.

POR FALAR...

Várias placas da alameda Casa Branca, no Jardim Paulista, em São Paulo, foram pichadas com o nome "Marighela" - referência a um dos líderes da luta armada, Carlos Marighela, autor do Manual do Terrorista Urbano, morto a tiros numa emboscada na esquina com a rua Oscar Freire. Coincidência: há na Câmara Municipal um projeto de lei (570/2011, de autoria do vereador Jamil Murad, do PCdoB), que muda o nome da via pública para Alameda Casa Branca - Carlos Marighela. Está tramitando em estrondoso silêncio - e pode perfeitamente ser aprovado. Que é que a Câmara paulistana faz além de mudar nomes de rua?

...NO ASSUNTO

O problema nem é a homenagem: que a façam, mas em outro lugar. Quem vive na região tem de substituir suas notas fiscais, seus contratos, seus cartões de visita, seus dados em fichas cadastrais, tudo para atender à vontade de um vereador. Mais ainda: no bairro, todas as ruas têm nome de cidades do Interior de São Paulo. Se querem mudar, por que não fazer um plebiscito, e pago pelo vereador?

OS VISITANTES

O Governo está feliz da vida porque um grande número de presidentes e primeiros-ministros confirmou presença na Rio +20, a partir de 20 de janeiro. Até François Hollande, o francês que acabou de tomar posse, confirmou presença. Raúl Castro, presidente de Cuba, também deve vir - para alegria de José Dirceu, alegria que só seria superada se, em vez de Raúl, viesse Fidel (ele costuma chorar quando o encontra). Mas Angela Merkel e Barack Obama não virão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;