Economia Titulo
Economia brasileira está se recuperando, diz Fraga ao FT
Da AFP
05/09/2002 | 11:40
Compartilhar notícia


“A economia brasileira está se recuperando”, afirmou o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo Financial Times, nas vésperas de um giro pela Europa e Ásia que a autoridade monetária fará com o ministro da Fazenda, Pedro Malan, com a finalidade de tranqüilizar os investidores internacionais.

"Vamos a caminho da recuperação. Não estamos felizes de estar onde estamos, mas estamos felizes de avançar para onde vamos", declarou Fraga ao jornal econômico britânico.

Segundo o presidente do BC, o pior da crise financeira no Brasil já passou. Ele reconheceu que os mercados continuam preocupados, mas ressaltou que o ânimo dos investidores melhorou um mês depois que o Brasil recebeu uma ajuda de US$ 30 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Armínio Fraga disse que podem ser feitas algumas reformas depois das eleições presidenciais de outubro, principalmente no âmbito dos impostos, segurança social e independência do BC.

Ele assinalou, contudo, que a recuperação econômica brasileira depende das garantias a serem dadas pelo futuro presidente aos investidores e da evolução dos mercados financeiros internacionais.

"Não estou totalmente sereno em relação à economia mundial", declarou. "Teremos de trabalhar sabendo que os mercados serão hostis aos riscos durante certo tempo."

Fraga e Malan iniciarão na próxima semana um giro por várias capitais da Europa e Ásia. Segundo fontes diplomáticas consultadas em Paris, o ministro da Fazenda se encontrará no dia 11 de setembro em Paris com o ministro francês de Finanças, Francis Mer, e o governador do Banco Central francês (em outros países, o titular do BC tem o cargo de governador), Jean-Claude Trichet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;