Cultura & Lazer Titulo
Ex-Beatle George Harrison morre nos EUA
Do Diário OnLine
30/11/2001 | 09:45
Compartilhar notícia


George Harrison A música pop-rock dos anos 60 perdeu nesta sexta-feira um de seus ícones, 21 anos depois da morte de John Lennon. O ex-beatle George Harrison morreu nesta quinta-feira, aos 58 anos, em Los Angeles, na Califórnia (EUA), às 13h30 locais (19h30 de Brasília), após uma batalha de quatro anos contra o câncer.

O guitarrista faleceu na casa do amigo Gavin De Becker, ao lado de sua mulher, Olivia, e do filho, Dhani, 24 anos. “Ele morreu com um pensamento: amem uns aos outros”, disse Becker.

Amigo de infância de Harrison, Paul McCartney, em sua primeira declaração à imprensa após a notícia, disse que ambos tinham uma relação de irmãos. "Estou arrasado, muito, muito triste. Há muito tempo sabíamos que ele estava doente...ele era um cara adorável, um homem muito corajoso, que tinha um senso de humor maravilhoso. Era realmente meu irmãozinho."

A luta contra o câncer começou em 1997, quando Harrison descobriu um nódulo na garganta. Em maio deste ano, foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no pulmão. Havia notícias de que o ex-beatle teria um tumor no cérebro, notícia negada por ele.

Já fragilizado pela doença, o músico viveu outro drama em dezembro de 1999. Um homem obcecado pelos Beatles invadiu sua casa, em Londres, e o esfaqueou. George se recuperou após quatro dias hospitalizado.

Conhecido como o mais discreto dos Bealtes, Harrison era também o mais místico e caçula do quarteto. Em 1958, aos 15 anos, ele e McCartney se uniram a John Lennon, formando o grupo “Qarrymen”. Em 1960, com a chegada Ringo Starr, a banda passa a se chamar "The Beatles" e a saga dos quatro meninos de Liverpool começa.

Depois de tocar em Hamburgo (Alemanha), o grupo se apresentou no The Cavern, um clube de Liverpool, onde atraiu a atenção de Brian Epstein, seu futuro agente. Dois anos depois vem o primeiro sucesso: “Love Me Do”, a que se seguiram pelos menos outros 26 hits nos Estados Unidos e Inglaterra.

A crítica dizia que Harrison era apenas o terceiro beatle, à sombra de Lennon e McCartney. Mas errou. Ele foi o autor de vários sucessos da banda, entre eles, “Something”, “While My Guitar Gently Weeps” e “Here Comes the Sun”, e teve grande sucesso em sua carreira solo.

O fim da banda foi anunciado em 1970, mas Harrison continuou em carreira solo. Seu auge nessa fase veio com "My Sweet Lord", do álbum, "All Things Must Pass".

George Harrison gravou seu último trabalho, a música "Horse to Water", em 1º de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;