Cultura & Lazer Titulo
Mostra de cinema aborda paixão nacional
Por Ângela Correa
Do Diário do Grande ABC
31/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A aproximadamente uma semana do início da Copa do Mundo, as atividades relacionadas ao universo futebolístico ganham cada vez mais espaço. A exemplo de Craques do Cartum na Copa, o CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol, terá edições paulistanas e cariocas. Em São Paulo, começa na sexta-feira (4) e segue até domingo. Boa opção para os cinéfilos, amantes de futebol ou simplesmente para aqueles que não vão viajar no feriado prolongado de Corpus Christi.

O diferencial da versão local do festival é o lugar em que será realizado: o Museu do Futebol, instalado no Estádio do Pacaembu. No Rio, vem sendo realizado em um complexo de salas de cinema convencional, o Unibanco Arteplex.

O atleta homenageado do ciclo cinematográfico é o goleiro paulistano Félix, que estava no time vencedor da Copa de 1970, no México. O ex-jogador tem hoje 73 anos. O cineasta Maurício Capovilla, diretor de títulos como Noites de Iemanjá, Vozes do Medo e O Jogo da Vida também receberá homenagens.

Idealizado por Antonio Leal, o festival inédito selecionou apenas filmes produzidos no País. Os filmes vêm de Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, onde a mostra segue até amanhã, se concetraram os setores competitivos da mostra. Oito longas e 14 curtas disputam em suas categorias. Os vencedores, que serão conhecidos amanhã, serão escolhidos por júri popular. Os cariocas também poderão assistir a uma seleção com 23 filmes fora da mostra competitiva. Os vencedores do 11MM - Festival Internacional de Filmes de Futebol, organizado na Alemanha, estão entre eles. Hoje, será realizada a mesa redonda O Cinema Brasileiro Está Preparado para Copa de 2014?

No Museu do Futebol, onde a mostra será menor, serão exibidos apenas filmes fora de competição. Serão exibidos oito curtas: A Regra do Jogo (Flavia Moraes), Canal 001 (Julio Pecly), De Ovos e Guarda Chuvas (Alexandre Bersot), Ernesto no País do Futebol (André Queiroz e Thaís Bologna), Fiel Torcida (Daniel Ifanger, Dani Libardi, Ivan Nakamura, Maria Isabel B.P. Lopes e Ruben Juliano), O Muro (Diego Florentino), Um Artilheiro no meu Coração (Diego Trajano, Lucas Fitipaldi, Mellyna Reis) e Um Jogo, Uma Paixão (Otávio Paranhos).

Os longas terão apenas três títulos : Esperando Telê (Rubens Rewald e Tales Ab'Sáber), Fora de Campo (Adirley Queirós) e Futebol Brasileiro(Miki Kuretani, com co-direção de Tatiana Vilela). ACo

CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol - Dos dias 4 a 06. No Museu do Futebol - Estádio do Pacaembu - Praça Charles Muller - São Paulo - SP. Tel.: 3662-1656.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;