Política Titulo Sem restrições
Prefeitos abrem espaço à reeleição de Morando

Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
24/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Prefeitos consultados pelo Diário não fazem restrições à reeleição do atual presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

Apesar de as conversas sobre a recondução estarem em fase inicial, os chefes dos Executivos de cinco das seis cidades com direito a voto destacaram os avanços da entidade em 2017.

Para o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), atual vice-presidente do grupo, a constituição de escritório em Brasília e a redução de gastos foram pontos positivos. “Cada um (dos prefeitos) tem seus desafios, a maioria com situação financeira bastante precária. Existe já um trabalho de novas práticas e enxugamento (de gastos e funcionários), que tem surtido efeito, bons resultados. Existiu avanço, por exemplo, na construção do órgão em Brasília”, afirmou.

O tucano, por outro lado, pontuou que a definição de nomes deve ocorrer entre novembro e dezembro.

Já o gestor de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), destacou que não foi procurado para tratar do assunto. “Não conversei com ninguém sobre isso e até agora ninguém também veio me procurar para falar sobre isso. Acredito que o Orlando tem qualificação para continuar. Faz uma boa gestão à frente do Consórcio. Não vejo dificuldades em vê-lo continuar como presidente. Eu, particularmente, não tenho pretensão de ser presidente. Mas reitero que ninguém ainda veio falar comigo sobre esse assunto”, completou.

Por sua vez, o chefe do Executivo de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), declarou apoio à reeleição de Orlando Morando. “O Orlando tem boa articulação junto aos governos estadual e federal, faz um bom trabalho no Consórcio e se tiver essa disposição de continuar, tem meu total apoio. Faz um trabalho muito positivo para o Grande ABC. Independentemente da decisão vou apoiar sua continuidade”, comentou o socialista.

Gabriel Maranhão (PSDB), prefeito de Rio Grande da Serra, considerou positivo o primeiro ano da atual presidência. “O Consórcio segue sendo importante e vemos avanços na gestão do Orlando Morando, em um momento delicado do nosso País, com quase nenhuma perspectiva de investimento. Esperamos que 2018 seja muito melhor, com mais verbas. A crise de Brasília reflete aqui e serão grandes desafios para todos nós”, finalizou.

A eleição do novo presidente do Consórcio é realizada na primeira sessão do ano, em janeiro, e cada prefeito pode disputar apenas uma reeleição.

Atila Jacomussi (PSB), prefeito de Mauá, foi procurado e não respondeu até o fechamento desta edição.
(Colaboraram Raphael Rocha e Fábio Martins)


Turim será parceira do colegiado

A cidade italiana de Turim foi escolhida como parceira do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC dentro do IUC (Programa Internacional de Cooperação Urbana), da União Europeia.

O acordo será apresentado nos dias 9 e 10 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica.

O trabalho com o município europeu contemplará a troca de experiências nas áreas de Mobilidade Urbana, drenagem e mudanças climáticas.

O presidente do Consórcio, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), celebrou a decisão. “Recebo com bastante alegria esta oficialização, uma vez que Turim tem características semelhantes à nossa região, principalmente no que diz respeito à produção industrial. A cidade é uma das maiores da Itália, com desafios próximos à nossa realidade. Será um ganho representativo e à altura do Grande ABC”.

O IUC definiu seis áreas prioritárias para receber cooperação, entre elas estão o planejamento urbano de baixo carbono, construções sustentáveis, mobilidade sustentável, gestão da água, gestão de resíduos sólidos e uso de energia sustentável. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;