Cultura & Lazer Titulo
Solidão é o tema de 'Exortação aos Crocodilos'
Patrício Bentes
Do Diário do Grande ABC
23/12/2001 | 16:58
Compartilhar notícia


Afundadas na solidão, quatro mulheres compartilham segredos ligados a seus respectivos companheiros, todos envolvidos na Guerra Colonial de Angola (1961-1974). Essa é a história do livro Exortação aos Crocodilos (Rocco, 360 págs., R$ 36), do português António Lobo Antunes. Indicado várias vezes ao Prêmio Nobel de Literatura, o escritor tem suas obras marcadas pelas guerras coloniais africanas, em especial a de Angola, país pelo qual criou vínculos afetivos depois de sua passagem como militar e médico.

Antunes é médico psiquiatra. No livro, ele expõe os pensamentos das personagens de forma fragmentada. Mimi é surda e sofre de câncer. Seu marido participa da organização terrorista, trabalhando para um bispo. Fátima é afilhada e amante do bispo. Celina é a esposa atormentada e depois viúva de um homem rico. Simone namora o rapaz que monta as bombas. O texto de Antunes é marcado por palavras interrompidas, mistura de vozes, tempos e longos trechos sem ponto final. A exigência ao leitor é que monte um quebra-cabeças de estilhaços, composto de imagens da infância, sabores, objetos de estimação e humilhações cotidianas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;