Internacional Titulo
Tony Blair é o líder mais popular entre os americanos
Por Da AFP
30/07/2004 | 08:34
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, é o dirigente internacional mais popular para os norte-americanos e supera, com ampla vantagem, o presidente George W. Bush. Já o chefe de Estado francês, Jacques Chirac, é o menos querido, de acordo com uma pesquisa do Instituto Harris divulgada nesta quinta-feira.

A enquete, realizada entre 12 e 16 de julho, perguntou a 2.242 pessoas sua opinião sobre dez dirigentes internacionais: Bush; o chanceler alemão, Gerhard Schroeder; Blair; o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero; Chirac; o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi; o premier japonês, Junichiro Koizumi; o presidente russo, Vladimir Putin; o Papa João Paulo II e o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan.

Blair liderou a lista com 58% das opiniões positivas (e 13% das negativas), seguido de Bush, com 43% a favor. O presidente americano também é, porém, o menos querido, com rejeição de 46%, superando até mesmo Chirac, que recebeu 44% de votos contra e apenas 14% a favor.

O Papa foi julgado positivamente por 42% dos entrevistados e negativamente por 24%, enquanto que 35% não se pronunciaram.

A lista inclui Kofi Annan, com 24% de votos a favor e 26% contra, Koizumi (22% a favor e 8% contra), Putin (20% positivos e 23% negativos), Schroeder (17% positivos e 21% negativos), Berlusconi (17% positivos e 10% negativos), Zapatero (14% positivos e 20% negativos) e Chirac (14% positivos e 44% negativos).

A maioria dos questionados não tinha uma opinião formada sobre a grande parte dos dirigentes.

Segundo uma pesquisa idêntica do Harris em cinco países europeus (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha e Itália), Bush é, de longe, o líder mais impopular, com 76% de rejeição e apenas 10% de aprovação, seguido de Berlusconi (56% contra e 11% a favor) e Blair (53% contra e 20% a favor). Chirac, por sua vez, teve 30% de votos a favor e o mesmo percentual de opiniões contrárias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;