Cultura & Lazer Titulo
Abaixo da expectativa
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
25/05/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


O público que São Bernardo movimentou durante a Virada Cultural Paulista, no fim de semana, foi decepcionante diante da expectativa, que era superar as mais de 100 mil pessoas da edição do ano passado.

Os números divergem. Enquanto a Secretaria de Estado da Cultura informou ontem total estimado de 21.563, a partir de levantamento da Polícia Militar, a Prefeitura divulgou cerca de 30 mil espectadores.

O tempo frio marcou as duas edições. Talvez seja outro motivo que tenha desanimado a população a sair de casa. No ano passado, os principais nomes foram Nazi, Sandra de Sá e Lenine. Já os artistas em destaque deste ano foram Raimundos, Negra Li e Cachorro Grande.

No total, 33 espetáculos foram exibidos na cidade. Raimundos, que se apresentou à meia-noite, é considerado o conjunto que atraiu mais fãs ao Paço. De fato, a plateia era considerável.

Os números, mais uma vez, são muito diferentes. Segundo cálculo da Prefeitura, divulgado ontem, cerca de 10 mil assistiram ao show. Já a Secretaria de Estado estimou, no domingo, exatamente a metade.

Considerada a musa da black music, a cantora Negra Li subiu ao palco para poucos. Era possível até contar o número de pessoas no Paço e se aproximar, facilmente, da grade que protege o palco.

A Prefeitura ainda divulgou que a banda Cachorro Grande, responsável pelo encerramento, se apresentou para 8.000, também no Paço.

O público caiu em dois anos seguidos. Em 2008, a realidade era de comemoração: São Bernardo foi o recordista em comparecimento entre os 20 municípios, com 113 mil.

ESTADO
A 4ª edição da Virada Cultural Paulista levou 24 horas de música, dança, teatro e circo a 30 cidades de São Paulo. Segundo o número final da Secretaria de Estado da Cultura, cerca de 1,6 milhão de pessoas participaram da Virada. O município recordista foi Santa Bábara D'Oeste, com mais de 238 mil.

SÃO CAETANO
A expectativa de atrair 45 mil pessoas em cada atração do Showlidariedade no fim de semana também esteve longe de ser alcançada, embora a esquina das avenidas Goiás e Guido Aliberti, onde o palco foi montado, ficou tomada de gente. Tanto o show do grupo Sorriso Maroto, no sábado, quanto a apresentação da dupla César Menotti & Fabiano, anteontem, atrairam 25 mil pessoas - um total de 50 mil. No próximo fim de semana, será a vez de Bruno & Marrone e Jota Quest, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;