Economia Titulo Alerta
Fazenda esclarece boatos sobre IPVA nas redes sociais

Aviso de vencimento não contém código de barras, apenas lembra data e valor a ser pago

Da Redação
30/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A Secretaria da Fazenda informa que os envios de avisos vencimento transcorrem dentro da normalidade, sem registro de qualquer irregularidade. A Fazenda identificou que voltaram a circular mensagens equivocadas via WhatsApp e vídeos distribuídos pelas redes sociais sobre os Avisos de Vencimento do IPVA. As postagens não passam de boatos que já circularam em janeiro e foram esclarecidos pela Fazenda no início de 2016.

Na ocasião, equipe de fiscais da Fazenda fez contato com o responsável pela gravação e distribuição do vídeo em que consumidor alegava ter recebido cobranças “falsas” de IPVA 2016 em um envelope. Os agentes analisaram a correspondência e verificaram que aqueles eram Avisos de Vencimento verdadeiros e os contribuintes passaram a ignorar as postagens.

Apesar dos esclarecimentos prestados, novos vídeos, igualmente equivocados, têm circulado citando o IPVA 2017. Na postagem, utilizam avisos verdadeiros, corretos, enviados pela Fazenda, e repetem mesma abordagem enganosa já desmentida diversas vezes em ocasiões anteriores.

A Secretaria da Fazenda reitera que envia aos contribuintes, a partir de dezembro, os Avisos de Vencimento. Nos casos de proprietários que possuem mais de um veículo registrado em seu nome – com CPF e endereço iguais –, os informativos podem ser encaminhados juntos, dentro de envelope, procedimento normal que agiliza sua a postagem, recebimento e reduz a possibilidade de extravio.

Trata-se de lembrete – a Fazenda esclarece que jamais enviou boleto ou guia de pagamento – com o valor do IPVA. O imposto deve ser pago na rede bancária credenciada utilizando apenas o número do Renavam do veículo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;