Cultura & Lazer Titulo
Wesley Snipes é preso e submetido à justiça por sonegação
Da AFP
08/12/2006 | 15:08
Compartilhar notícia


O ator americano Wesley Snipes, que esteve quase dois meses fora dos Estados Unidos com uma ordem de detenção pendente por evasão de impostos, foi preso nesta sexta-feira e levado a um tribunal federal na Flórida.

"A detenção ocorreu no aeroporto em Orlando. Veio num avião particular e se entregou voluntariamente a agentes fiscais, tendo sido, depois, levado a Ocala (centro) para a audiência inicial na justiça", disse o porta-voz do tribunal, Steve Cole.

Em outubro passado, as autoridades deste Estado emitiram uma ordem de prisão contra Snipes — que esteve fora dos EUA — rodando um filme - por ter participado de um intrincado esquema de sonegação, com o qual teria deixado de pagar US$ 12 milhões ao fisco.

Além disso, foi acusado por não apresentar declarações de impostos federais de 1999 a 2004.

Mas no correio eletrônico enviado a um colunista do jornal Orlando Sentinel, Snipes disse estar sendo "um bode expiatório porque há mais interesse público em 'celebridades más' do que em 'pessoas ricas das quais se quer tirar vantagem'".

"Isto (o esquema) ocorreu há dez anos. Por que vêm com isto agora? Se aproximava a prescrição do crime? Achávamos que tudo estava resolvido (...), sei que isto tem mais a ver com algumas pessoas com acesso ao poder fazendo movimentações (tentando ascender) do que com um suposto crime contra toda a população dos Estados Unidos", acrescentou o astro de filmes como o caça vampiros "Blade".

O ator se definiu como um homem perseguido e fez referência em seu e-mail a um pedido de reconhecimento de paternidade apresentado contra ele em 2004 em Nova York, que levou à emissão de uma ordem de prisão para fazer um exame de DNA. O professo foi eventualmente desconsiderado.

Snipes garantiu que no momento certo se submeterá à lei e buscará a proteção que ela lhe dá. "Não estou fugindo, não sou fugitivo, apesar das distorções na imprensa", acrescentou.

O protagonista de filmes como "Febre na Selva" e "O Demolidor" pode ser condenado a até 16 anos de prisão por sonegação de impostos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;