Setecidades Titulo CPTM
Sindicato cogita greve de ferroviários na quarta-feira

Sem acordo sobre o reajuste salarial, categoria espera resultado de audiência para definir paralisação

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
04/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Sem avanços nas negociações sobre o reajuste salarial da categoria, o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo cogita para quarta-feira paralisação no funcionamento dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A categoria, que iniciou as tratativas com a CPTM em fevereiro, pede reajuste de 10,44% entre salário e benefício. A companhia, por sua vez, ofereceu, na última assembleia, realizada no dia 27 de abril, proposta de equiparação em 2,61%. “É um valor muito inferior ao que queremos. Eles alegam que a crise tem prejudicado a opção de uma proposta melhor, mas a categoria entende que essa porcentagem pode ser maior”, relata o presidente do sindicato, Eluiz Alves de Matos.

A confirmação da greve será definida após a realização de audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na segunda-feira, na Capital, conforme Matos. “Será a última oportunidade de a CPTM oferecer uma proposta que dê para negociar. Se eles não oferecerem reajuste conforme a categoria vem pedindo vamos paralisar as atividades dos trens no dia 11”, ameaça.

Atualmente, cerca de 202,6 mil usuários embarcam todos os dias em uma das nove estações da Linha 10 – Turquesa da CPTM localizadas em municípios do Grande ABC.

Procurada pelo Diário, a CPTM informou que aguarda a realização da audiência no TRT para comentar a possível greve da categoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;