Setecidades Titulo
Estado avaliará alunos em Ciências
Por André Vieira
Especial para o Diário
08/11/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Educação publicou ontem no Diário Oficial o formato e as novidades da 11° edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), exame que funciona como um indicador do nível de qualidade de ensino oferecida aos estudantes paulistas.

Além das tradicionais questões de Língua Portuguesa e Matemática, a prova testará o conhecimento dos alunos em Ciências - abrangendo as disciplinas de Química, Física e Biologia para o exame oferecido ao Ensino Médio. Em 2009, a secretaria pretende inserir também as disciplinas de História e Geografia.

O Saresp será aplicado nos dias 25 e 26 de novembro para cerca de 2,1 milhões de alunos - 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de todo o Estado. Além da rede estadual, as redes municipal e particular foram convidadas a participar da avaliação. Dos 645 municípios paulistas, 233 aderiram. Segundo a secretaria, no Grande ABC, apenas São Bernardo aceitou.

"Em alguns anos nós tivemos a participação das redes municipal e particular, mas não foi uma constante, nem sempre a secretaria abriu para adesão, como fez este ano. A participação dessas redes é importante para avaliar o ensino", afirmou a gerente de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar da secretaria, Maria Conceição Conholato.

As cidades que aderiram ao Saresp terão de arcar com os custos de aplicação do exame. Segundo a gerente, a secretaria estuda uma forma de diminuir as despesas repassadas à municipalidade como forma de aumentar a participação no futuro.

Pesquisadora na área de aprendizagem da linguagem escrita na PUC (Pontifícia Universidade Católica) e na USP (Universidade de São Paulo), a professora Maria Regina Maluf acredita que o País ainda não tem a cultura de fazer avaliações e aproveitar o resultado dos exames como forma de oferecer melhorias ao sistema de ensino.

"De maneira geral, o exame de avaliação é sempre útil e necessário. Os países desenvolvidos fazem o acompanhamento da aprendizagem e o Brasil, infelizmente, ainda não tem essa tradição. É um processo que ainda está se consolidando."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;