Esportes Titulo Olimpíada
Voluntários do Grande ABC vivem a expectativa de trabalhar na Olimpíada

Além de estar ao lado de grandes atletas do mundo
inteiro, escolhidos querem experiência profissional

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
16/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Participar dos Jogos Olímpicos não é um sonho exclusivo de atletas e treinadores. Mais de 242 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, se candidataram para fazer parte da competição, que no próximo ano será disputada no Rio de Janeiro, como voluntários. Em novembro, o Comitê Rio-2016 divulgou relação com 50 mil nomes aprovados, entre eles diversos representantes do Grande ABC.

Estar bem perto dos principais atletas do mundo e participar de um dos eventos mais importantes do planeta são os motivos que atraíram a maior parte dos voluntários que estarão à disposição dos organizadores na Olimpíada, que vai acontecer de 5 a 21 de agosto. Mas existe quem vai utilizar o trabalho não remunerado para agregar experiência ao currículo, como a andreense Tatiane Corsi, 23 anos, que é formada em Relações Internacionais e já prestou serviço de voluntária durante a Copa do Mundo de 2014.

“Será um trabalho válido pensando na minha carreira. Estive na Copa e adorei conhecer outras pessoas, culturas, enfim, é um trabalho gratificante”, conta ela, que vive expectativa de ser voluntária também na Paraolimpíada. “Vai ser especial estar ao lado de pessoas tão dedicadas”, acrescenta.

Caso parecido é o da organizadora de eventos Daniela Pierangelli, 33, moradora de São Caetano, que vai aproveitar os Jogos de três formas diferentes. “Estou indo focada no meu lado profissional. Na primeira semana estarei no Rio de Janeiro como turista, consegui ingressos para ver vôlei, basquete, handebol, vôlei de praia e ginástica rítmica. Na segunda semana serei voluntária e espero vivenciar o atendimento e a organização do evento. Depois, na Paraolimpíada, vou trabalhar remunerada”, explica Daniela.

Outro contemplado que tem motivos de sobra para ser voluntário é o ex-pugilista de São Caetano Airton Madureira, 49, que foi selecionado para participar da cerimônia de abertura ou de encerramento. “Sonhava em estar na Olimpíada como atleta, mas não consegui. Agora tenho a chance de estar onde todo mundo gostaria”, ressaltou ele, que vive expectativa de encontrar uma amiga, a pugilista mexicana Vitória Torres.

A notícia de que foi contemplado chegou a emocionar o jornalista Reinaldo Leiva, 44, de São Bernardo. Ele não tinha fé que seria escolhido por conta da idade, mas acredita que o fato de falar inglês foi decisivo. “Não estava confiante, achei que eles estavam procurando pessoas mais jovens e por isso fiquei muito feliz quando soube que fui escolhido. Será emocionante estar ao lado dos grandes atletas, no principal evento do mundo”, ressaltou o jornalista.

Além dos 50 mil voluntários anunciados, o comitê vai divulgar em breve mais 20 mil nomes. Entre os contemplados estão representantes de 151 países, boa parte dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia e China. Entre os brasileiros, a maioria é do Rio de Janeiro, com 46% das vagas – São Paulo tem 21%. Os voluntários não recebem salários, mas ganham estadia e alimentação. As inscrições estão encerradas, mas é possível ficar na lista de espera se cadastrando no portaldovoluntario.rio2016.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;