Setecidades Titulo Feriado
Cemitérios estão com obras atrasadas

Às vésperas do Dia de Finados, reforma de duas necrópoles de S.Bernardo atrapalha visitantes

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
30/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Enquanto as cidades da região realizam manutenção dos cemitérios municipais para receber o público no Dia de Finados, na segunda-feira, em São Bernardo duas necrópoles – do Carminha e da Pauliceia – seguem em obras desde o dia 5 de maio de 2014. Com prazo de execução de dez meses, deveriam ter sido entregues em março, mas estão atrasadas.

Por conta do serviço, os banheiros estão interditados e, somente agora, por causa do feriado que aumentará a visitação dos locais, a Prefeitura colocou três banheiros químicos (masculino, feminino e adaptado para deficientes físicos) em cada um deles.

“Os funcionários e visitantes estão há um ano sem banheiro, tendo que usar dos comércios. Há uns 15 dias que instalaram banheiro químico”, comentou comerciante próximo ao cemitério da Pauliceia que não quis se identificar.

As estruturas, porém, não tem recebido higienização. Uma funcionária, ao abrir a porta do banheiro químico destinado às mulheres, desistiu de usá-lo pela sujeira.

Fora do prazo de entrega, a obra ali não tem andado. Ontem à tarde, quando a equipe de reportagem do Diário esteve no local, não havia nenhum operário trabalhando. “Ficou uns quatro meses parada. Como agora está chegando Finados, colocam duas, três pessoas circulando, mas não estão fazendo nada de fato”, relatou o comerciante. A fala é confirmada por uma funcionária. “Dizem que vai continuar só no ano que vem, porque estão fazendo o Cemitério do Carminha e é a mesma empresa.”

A companhia responsável pelo serviço é a Provence Construtora. No Carminha, havia trabalhadores na área e, de acordo com um funcionário, lá a obra ficou parada apenas por uma semana, por “questões técnicas”. “Deve ser concluída em 90 dias”, disse.

Conforme anunciado pela Prefeitura logo que as obras começaram, nos dois locais as intervenções serão as mesmas, como construção de área para funcionários, administração e sanitários públicos acessíveis, Também serão feitas revitalização e ampliação das salas de velório, passando de cinco para seis no Carminha e de quatro para oito no Pauliceia. Os custos são de R$ 2,07 milhões e R$ 2,3 milhões, respectivamente.

Procurada para comentar sobre a situação, a administração municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informou “que as obras, em execução, estão ocorrendo nos velórios, administração, e área operacional dos cemitérios. Informamos ainda que está programada a limpeza dos banheiros para atendimento no feriado”, concluiu, em nota.

FERIADO

Para atender os visitantes que utilizarão transporte público para chegar até os locais, as linhas de ônibus serão reforçadas. Em Mauá, por exemplo, as linhas de maior demanda receberão mais veículos (41 – Vila Mercedes, 43 – Guapituba e 101 – Itapark), assim como em São Bernardo, onde serão colocados em operação mais 20 veículos. Em Santo André, os ônibus terão nos seus letreiros eletrônicos a indicação do cemitério que atendem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;