Finalmente chegou o verão! Época de deixar os problemas no escritório e pensar somente em descansar, viajar e conhecer novas paisagens. Se for com a família, melhor ainda. E para que este momento tão esperado durante o ano inteiro não se transforme em uma nova dor de cabeça, nada melhor do que cair na estrada com um carro capaz de transportar com conforto, espaço e segurança a criançada, a montanha de malas e, quem sabe, até o bichinho de estimação. Neste caso, a Renault Grand Scénic é uma boa opção.
Fabricada na França e comercializada por aqui apenas na versão topo de linha Dynamique (R$ 84.790), a minivan é ideal para pegar a estrada, ou mesmo encarar o dia-a-dia dos grandes centros. Suas principais virtudes são o conforto e o espaço interno, que permite transportar até sete pessoas. O desempenho, no entanto, deixa a desejar.
Para avaliarmos a Grand Scénic, resolvemos encarar uma viagem longa pelo interior de São Paulo. Com quatro pessoas à bordo, saímos do Grande ABC rumo à cidade de Cafelândia, localizada a 442 quilômetros da Capital. Primeiro trafegamos pela Rodovia Presidente Castello Branco, depois pela Marechal Rondon.
E as expectativas positivas foram correspondidas. Devido às medidas avantajadas - 4,50 metros de comprimento, 2,74 metros de distância entre eixos e 1,81 metro de largura -, o conforto foi marcante. Os dois passageiros do banco traseiro - um com 1,86 metro de altura - não encontraram problemas em acomodar as pernas. Destaque também para a capacidade de carga do porta-malas de 550 litros, com os bancos de terceira fileira rebatidos. Caso contrário, a capacidade despenca para 200 litros. Existe também a possibilidade de rebater os bancos da segunda fileira, ampliando ainda mais o espaço.
A comodidade da longa viagem é complementada com os itens de conforto. A minivan oferece ar-condicionado digital, direção elétrica com assistência variável, CD player com MP3, controle de áudio na coluna de direção, sensores de chuva e luminosidade, faróis de neblina, travas e vidros elétricos, regulador e limitador de velocidade, freios com ABS, sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro) e air bag duplo.
Destaque para o teto solar panorâmico de 1,61 m² que, assim como o acabamento de couro, é opcional (Pack Confort: R$ 6.590).
O desempenho, entretanto, deixa a desejar. O propulsor 2.0 16V gera insuficientes 138 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 19,1 mkgf a 3.750 rpm para um veículo que, completamente vazio, pesa 1.645 quilos. A falta de agilidade do monovolume se acentua mais devido ao câmbio de apenas quatro velocidades. Durante algumas ultrapassagens ficou nítida a dificuldade do modelo em ganhar velocidade e executar a manobra. Destaque positivo para o acerto da suspensão, que prima pelo conforto.
NÚMEROS
Preço
R$ 84.790
Motor
F4R 2.0 16V a gasolina
Potência
138 cv a 5.500 rpm
Torque
19,1 mkgf a 3.750 rpm
Velocidade máxima
190 km/h
Capacidade do porta-malas
550 litros (com os bancos da terceira fileira rebatidos)
Transmissão
Automática Proactive de quatro velocidades com opção de trocas manuais
Comprimento
4,50 metros
Altura
1,64 metro
Distância entre eixos
2,74 metros
Peso
1.645 quilos
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