Cultura & Lazer Titulo
'Proac na Fnac' recebe ilustrador do Diário
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
08/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Pouco mais de um ano após serem agraciados por edital da Secretaria de Estado de Cultura, alguns cartunistas que publicaram seus livros graças ao Proac (Programa de Ação Cultural), se reúnem na sexta-feira (10), às 19h, no evento Proac na Fnac, realizado na unidade da Avenida Paulista da livraria. Gilmar, ilustrador do Diário, foi um dos dez contemplados em 2008 com o projeto da coletânea de tiras Caroço no Angu e é o único representante do Grande ABC.

Idealizado por Celso Menezes, de Mogi Mirim, o evento reúne, incluindo o próprio Menezes, nove profissionais do humor gráfico, dos quais oito são do primeiro edital, de 2008, e um é da última edição do Proac.

Mais do que um lançamento conjunto, o encontro vai possibilitar uma espécie de mesa redonda sobre os rumos da produção das histórias em quadrinhos, a chamada nona arte.

Para os apreciadores, é a chance de conversar com cartunistas veteranos e novatos. Outros nomes já confirmados são Felipe Massafera, que (que assinou com Menezes o livro Jambocks!), Custódio (Anita Garibaldi), Cristina Judar e Bruno Auriema (Lina), Laudo, Omar Viñole e Alex Mir (O Mistério da Mula sem Cabeça); Rogério Vivela (Joquempô); Guilherme Fonseca e Renoir Santos (Estação Luz), além do trio Flavio Moraes, Olavo Costa e Fernando Saiki (O Astronauta).

NOVOS PASSOS
Caroço no Angu é o quarto livro de Gilmar e o primeiro a ser lançado sem o apoio de uma editora, o que exigiu que o autor se envolvesse em aspectos burocráticos com os quais nunca teve contato antes.

Depois de se aventurar como editor, o cartunista se prepara para novos passos importantes na carreira. "O mercado não é muito favorável para vender tiras, é muito pequeno. Tem mais abertura das editoras para fazer histórias maiores. É esse o objetivo agora: reunir coragem e estímulo para poder fazer um livro com uma história longa", afirma.

Outra vontade muito grande neste momento é ver seus cartuns ganharem "vida", com a animação. "Eu tento sempre colocar movimento nos meus desenhos. É uma paixão muito grande pela animação. Quero fazer isso, ainda mais com as facilidades da internet", planeja ele, que teve algumas tiras animadas exibidas em telões espalhados por São Paulo.

Proac na Fnac Lançamento e bate-papo com os cartunistas contemplados pelo Proac. Sexta-feira (10), às 19h. Na Fnac Paulista - Avenida Paulista, 901. Tel.: 2123-2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;