Economia Titulo
Cúpula do Mercosul impulsiona integração sul-americana
Por Da AFP
19/06/2005 | 14:05
Compartilhar notícia


O chanceler da Venezuela, Alí Rodríguez, afirmou que a 28ª cúpula do Mercosul, que acontece neste fim de semana em Assunção, no Paraguai, confirma o "grande vôo" iniciado pela integração sul-americana.

"O tema da integração sul-americana está começando um grande vôo e este tipo de encontro fortalece a união", disse o chanceler num comunicado divulgado neste domingo.

Rodríguez, que chegou na tarde de sábado a Assunção, vindo do Catar, disse que o encontro do Mercosul "é uma excelente oportunidade para repassar todos os aspectos da integração e os acordos bilaterais".

A Venezuela, membro associado do Mercosul desde o ano passado, havia mostrado na reunião o desejo de completar os requisitos para se tornar membro pleno. Entre eles está a adesão ao Protocolo de Ushuaia e à Declaração Presidencial sobre Compromisso Democrático no Mercosul.

No sábado, no entanto, o titular da Comissão de representantes permanentes do bloco, o ex-presidente argentino Eduardo Duhalde, considerou que "a possibilidade ainda não está amadurecida" e tampouco para Chile, também membro associado.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chegará a Assunção na tarde de domingo para participar do encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;