Esportes Titulo Vôlei
S.Bernardo encara Pinheiros na estreia
Por Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
03/12/2009 | 06:00
Compartilhar notícia


Estrear na Superliga 2009/10 contra o Pinheiros/Sky não seria fácil de maneira alguma. Mas hoje, às 19h, o Brasil Vôlei/São Bernardo recebe a equipe dos olímpicos Giba, Rodrigão e Gustavo, no Poliesportivo, com desafio extra já que ainda está em processo de adaptação pela saída de Dante, dias antes do início da competição.

Sobrou para o técnico Rubinho administrar o contratempo. Mas ele está tranquilo. "Claro que era um jogador de referência e é uma grande perda, mas podemos jogar da mesma forma", diz.

Para explicar a confiança, Rubinho lembra que a equipe sempre revezou muito em quadra. Assim, Rapha e Thiago Sens, os substitutos imediatos, estão acostumados com o esquema.

E ao que tudo indica, a dupla deve assumir a responsabilidade até o fim da temporada. "Não estamos muito propensos a contratar alguém para a posição. É difícil porque a essa altura teríamos de arrancar um jogador de outra equipe a peso de ouro", justifica o gerente da equipe José Montanaro.

No cenário de adaptação os atletas de base também vão ganhar espaço, garante o técnico, lembrando de Lucas Loh (infanto), Ygor e Najari (juvenil), que defenderam as seleções nacionais de base.

"Claro que potencialmente todos são bons, mas temos longo caminho a percorrer", reconhece Rubinho. "O time estava bem preparado, mas teve também alguns problemas de contusão. Vamos ter de trabalhar muito, mas esta é nossa nova realidade e é com ela que vamos lidar", conforma-se.

O Grande ABC conta com três equipes entre as 17 participantes da Superliga. Além de São Bernardo, também jogam Ulbra/São Caetano e Santo André, todas estreando hoje (veja nesta página).

A rodada começa às 18h30 com a bicampeã Cimed recebendo o Sada/Cruzeiro. "Sempre tivemos quatro equipes principais, mas desta vez há pelo menos oito em condições de chegar à final. Pela quantidade de jogos, vai levar quem planejar melhor e conseguir resolver seus problemas rapidamente", avalia o gerente da Cimed Renan dal Zotto, cuja equipe permanece na lista de favoritas ao título.

S. Caetano estreia sem técnico, mas confiante

A Ulbra/São Caetano estreia hoje na Superliga Masculina de Vôlei com desfalque importante. Recuperando-se de uma cirurgia cardíaca, o técnico Tonico não acompanha a equipe no confronto contra o Álvares/Vitória, às 19h30, no Espírito Santo. Em seu lugar, comanda o time o assistente-técnico Chicão.

Esta é a primeira vez que o auxiliar, que já foi treinador da equipe feminina, assume a titularidade no masculino. "Ele (Chicão) é um cara competente em quem confio muito", tranqüiliza Tonico. "A mudança também não afeta muito porque quem tem de dar espetáculo e resolver são eles (os jogadores). A gente só diz o que gostaria que fizessem. Mas eles estão em boas mãos."

Por recomendação médica Tonico só deve reassumir o grupo contra o Soya/Blumenau/Furb/Barão na terceira rodada, na região. Apesar do afastamento, Tonico garante que o grupo está confiante.

Com 17 clubes participantes, a edição 2009/10 da Superliga promete ser uma das mais disputadas desde sua criação em 1994/95. "Ficar entre os oito não será fácil, mas é nosso primeiro objetivo. Estar entre os quatro é quase um sonho, mas trabalhamos para isso", completa o treinador.

Santo André enfrenta estreante no primeiro jogo

O Santo André também terá estreia como visitante na rodada de hoje da Superliga Masculina de Vôlei. A equipe comandada pelo técnico Marcelo Madeira enfrenta o Volta Redonda, às 19h, no Rio de Janeiro.

Em sua 11ª participação no torneio, o representante do Grande ABC terá pela frente uma das equipes estreantes no torneio. A outra é o UPIS/Brasília.

"Acho que podemos fazer coisas boas nesta competição", avalia Madeira. "Nosso objetivo é ficar entre os oito classificados para as quartas de final", explica o treinador, que não espera facilidade em nenhuma rodada.

"Esta é uma Superliga muito difícil", avalia. "Chegaram muitas equipes bem montadas e o grau de dificuldade aumentou", reconhece o técnico.

Na última edição do torneio, Santo André terminou na décima posição. Seu melhor desempenho histórico na Superliga foi o quinto lugar obtido nas temporadas 1998/99 e 2001/02.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;