Setecidades Titulo Caos na educação
Educação de Mauá está sem professores

Ensino infantil (zero a 6 anos) na cidade pode começar o ano letivo com um déficit de 200 docentes

William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
22/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O fim de contrato dos professores temporários e a falta de concurso para ocupar as vagas disponíveis têm atrapalhado o planejamento do Ensino Infantil (zero a 6 anos) em Mauá, que pode começar o ano letivo sem docentes. É mais um problema que reflete o caos administrativo pelo qual passou a Prefeitura nos últimos meses de 2008. A atual gestão promete concurso, mas só depois de 3 de fevereiro - uma semana antes do início do ano letivo -, quando a administração terá finalizado uma avaliação.

Os cerca de 200 profissionais contratados pela administração municipal para lecionar tiveram seus vínculos encerrados em 23 de dezembro. Eles complementavam o quadro necessário para atender os alunos da rede municipal. Diferentemente do que ocorria nos anos anteriores, em 2008 não foi realizado concurso para o preenchimento das vagas para 2009. Sem atribuição e sem os docentes, a situação ainda segue indefinida.

A atual secretária de Educação, Margaret Franco Freire, informou que, em dezembro de 2008, a gestão anterior previu apenas para 2009 a atribuição de classes e aulas. Em 12 de janeiro, a administração atual alterou a resolução para definir a contratação dos novos docentes. Desta forma, só a partir de 3 de fevereiro será possível saber quantos professores contratados serão necessários, e então preencher as vagas por meio de concurso.

A secretária informou, por meio de nota, que os alunos não serão prejudicados, apesar do prazo exíguo para planejar o ano. "Tomamos o cuidado de não haver quaisquer prejuízos aos nossos educandos."

A Secretaria de Educação argumentou ainda que tem se empenhado em cumprir o estabelecido na Lei 3.255/2000 e que pretende organizar processo simplificado para contratação dos professores. Por enquanto, porém, não há data exata para que isso ocorra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;