Política Titulo Repressão
Sem Lula, centrais
relembram ditadura

Em S.Bernardo, ato homenageou 585 trabalhadores
e sindicalistas que sofreram com o regime militar

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
02/02/2014 | 06:53
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Um dos líderes do movimento grevista que desafiou o regime militar no Brasil no fim da década de 1970, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou do ato realizado ontem no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo para homenagear trabalhadores e sindicalistas perseguidos pelo regime opressor, entre 1964 e 1985.

Lula seria um dos 585 homenageados da atividade, organizada pelas dez centrais sindicais que atuam no Estado, mas foi submetido a exames clínicos, laboratoriais, ressonância nuclear e laringoscopia, no Hospital Sírio-Libanês, na Capital. Em 2011 ele foi diagnosticado com tumor na laringe e iniciou tratamento. Em março de 2012 foi diagnosticado que o tumor desapareceu.

Apesar da ausência do maior representante do petismo, pelo menos 600 pessoas lotaram as dependências do teatro para ouvir os depoimentos de sindicalistas e integrantes da Comissão da Verdade, criada em 2011 para investigar as violações aos Direitos Humanos praticadas na ditadura.

Entre os homenageados, figuras conhecidas na política do Grande ABC, como o ex-deputado estadual Djalma Bom (PT), o ex-presidente do Legislativo de São Bernardo Nelson Campanholo (PSDC), o ex-prefeito de Santo André João Avamileno (PT), o ex-chefe do Executivo de Diadema Gilson Menezes (PSB), entre outros. Cada um dos homenageados recebeu um diploma para lembrar a atuação política durante os anos de chumbo. Assim como Lula, outros não compareceram.

“Esse é um ato contra a ditadura militar no Brasil e uma homenagem aos ativistas e lideranças sindicais que foram perseguidos pelo regime militar”, afirmou Djalma Bom, um dos organizadores do evento. Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, Rafael Marques enalteceu a atuação do movimento sindical na luta pela redemocratização do País. “Hoje (ontem) relembramos aqueles que lutaram para devolver a liberdade ao Brasil”, disse o sindicalista.

Filho do ex-presidente João Goulart – deposto pelo golpe militar de 1° de abril de 1964 –, João Vicente Goulart fez um discurso emotivo, relembrando a atuação de seu pai por uma Nação mais igualitária. “Essa homenagem representa todos os trabalhadores que lutaram pela democracia no Brasil.”

Durante o evento foi evidenciada a luta para investigar a repressão violenta aos opositores da ditadura. “A gente só expande a democracia, minimiza a violência e faz com que ela não se repita se tivermos consciência do que aconteceu no passado”, disse Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;