Setecidades Titulo Alimentação saudável
Educação mapeia índice de nutrição de alunos da região

Cerca de 1.200 estudantes de 12 escolas terão perfil traçado em projeto contra sedentarismo

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Educação medirá peso, altura e circunferência abdominal de cerca de 1.200 alunos com idade entre seis e 18 anos de 12 escolas do Grande ABC. Por meio do Projeto Alimentação Saudável, a ideia é mapear os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas dos estudantes e traçar perfil nutricional.

As aferições e aplicação de questionário, que serão realizados a partir da segunda quinzena de setembro em 128 escolas do Estado – 13 mil jovens –, são fruto de parceria entre a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e a Educação. “Nossa proposta é criar uma rede do bem com os alunos se tornando multiplicadores em casa e na sociedade”, destaca a coordenadora de infraestrutura e serviços escolares, Ana Leonor Alonso.

O primeiro passo do projeto será a capacitação da equipe gestora das escolas, afirma Ana Leonor. “Fizemos mudança significativa no cardápio da merenda escolar, com redução de 5% para 1% na quantidade de sal colocada nas refeições e ampliação da compra de alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas”, diz.

Após mapear os indicadores, serão feitas orientações individualizadas aos alunos sobre os hábitos que favorecem a saúde. A avaliação será refeita seis meses depois. Com os dados, a Secretaria da Educação e a SBC poderão comparar se houve redução do peso corporal e melhora na saúde dos alunos após a implantação do programa.

A meta, estabelecida para ser atingida a médio e longo prazo, é incluir o programa em 100% das escolas estaduais. “A princípio escolhemos escolas de acordo com seu perfil de atuação para ter uma amostragem”, explica a coordenadora de infraestrutura e serviços escolares.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;