Política Titulo Diadema
Marion defende que Republicanos exija mandatos de Cicinho e Yoshio

Primeira suplente, ex-vereadora diz que decisão tem de vir da cúpula

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
15/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Primeira suplente de vereadora do Republicanos em Diadema, a ex-vereadora Marion Magali de Oliveira defendeu que o partido exija judicialmente os mandatos de Cicinho e Ricardo Yoshio, recém-expulsos da sigla por infidelidade partidária.

Fora da Câmara há sete anos, a ex-parlamentar falou em prejuízo à legenda com a perda de dois representantes da sigla, mas assegurou que não tomará as rédeas de qualquer decisão. “Tudo vai passar pela (definição) da (direção) estadual. Eles precisam pedir, eles que expulsaram. O mandato não pertence ao vereador, mas ao partido. A cadeira não é do vereador. Vou acatar o que eles (cúpula da legenda) decidirem”, pontuou a ex-parlamentar.

Marion concorreu, sem sucesso, a uma cadeira na Câmara de Diadema nas eleições de 2016 pelo Republicanos (ex-PRB), mas os 1.629 votos recebidos lhe garantiram apenas a primeira suplência. Curiosamente, Marion já chegou a questionar, sem êxito, o mandato de Yoshio no passado. Em 2013, após o pleito do ano anterior, quando não conseguiu se reeleger, Marion entrou na Justiça Eleitoral pedindo a cadeira de Yoshio – era a primeira suplente da coligação. Naquela ocasião, o parlamentar havia trocado o PDT, partido pelo qual foi eleito na mesma coligação de Marion, pelo PR. Porém, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu o pedido por entender que a ex-parlamentar não tinha a legitimidade de exigir o mandato, já que, embora tivesse disputado pela mesma aliança partidária de Yoshio, pertencia a outra sigla, o PPL.

HISTÓRICO
No passado, Marion também trocou de legenda exercendo a vereança. Ela já teve passagens pelo MDB, PSDC, PTB e PPL. “Ninguém foi eleito sozinho. Todos dependem do grupo. (Os eleitos) Saem (do partido), é complicado isso. Os suplentes ficam à margem. A população elege determinado vereador pela sigla X, depois sai e fica elas por elas, ninguém responde por nada”, criticou a ex-parlamentar.

Cicinho e Yoshio foram expulsos do Republicanos por terem apoiado candidatos de outras legendas em 2018. Ex-prefeiturável do partido, Vaguinho do Conselho também foi alijado. (colaborou Raphael Rocha). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;