Memória Titulo
Zé professor, uma história de 140 anos

Há 140 anos, nascia na Fazenda Oratório, entre Santo André e Zona Leste de São Paulo, o professor José Augusto Leite Franco, hoje patrono...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 140 anos, nascia na Fazenda Oratório, entre Santo André e Zona Leste de São Paulo, o professor José Augusto Leite Franco, hoje patrono de escola estadual no Parque Erasmo Assunção, geograficamente localizada em área da antiga fazenda: Rua Irauna, 351.

José Franco foi uma figura bastante popular. Os mais próximos o chamavam de Zé Professor. Lecionou entre 1891 e 1926 e foi um dos educadores que inaugurou o primeiro grupo escolar do Grande ABC, na Rua Senador Flaquer, hoje sede do Museu Octaviano Gaiarsa, em Santo André.

Por uma dessas tramas do destino, o primeiro professor de José Augusto Leite Franco, ainda em escola isolada em Santo André, foi José Luiz Flaquer, ituano que chegou à cidade em 1877. Anos depois, Dr. Flaquer, como era chamado, tornou-se adversário político do prefeito Saladino, irmão de José Augusto, criando-se duas facções republicanas no Grande ABC: de um lado, os Franco, tradicionais; de outro, os Flaquer, ambos poderosíssimos e hoje nomes de ruas e logradouros públicos no Grande ABC, mas pouco lembrados em relação à posição que alcançaram na Velha República.

Linha do tempo

1869 - 27 de agosto - José Augusto Leite Franco nasce na Fazenda Oratório, de propriedade de seus pais, Antonio Cardoso Leite Franco e Ana Josefina de Araújo Franco. O pai, Antonio Cardoso, é nome de rua central em Santo André. Um dos irmãos, Saladino, foi prefeito de Santo André entre 1914 e 1930. Outros irmãos: Luiz, Alberto, Olívia e Licínio.

1890 - José Augusto Leite Franco forma-se professor pela Escola Normal de São Paulo, que ficava na Rua da Morte, hoje Rua do Carmo. Em sua turma estava a jovem Alzira de Almeida Lisboa, que viria a ser sua esposa. Alzira Franco é nome de bairro vizinho ao Parque Erasmo Assunção.

1891 - Professor José Leite Franco é nomeado professor em Tatuí (SP). No mesmo ano é removido para Santo André, então Estação São Bernardo. Casa-se com a professora Alzira Franco. O casal teve os seguintes filhos: Alcina, Silvio (formado em Medicina), Nelson (vereador, esportista e desenhista), Elza e José.

1912 - Participa da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santo André, hoje Hospital Municipal. A princípio foi tesoureiro da instituição; depois, provedor, função exercida até 1949.

1926 - Aposenta-se o professor José Leite Franco no cargo de diretor do 1º Grupo Escolar de Santo André.

1949 - 3 de dezembro - Atropelado por um automóvel em São Paulo. Falece no dia seguinte.

1969 - 27 de agosto - no seu centenário, o retrato do professor José Franco é inaugurado no grupo escolar que leva o seu nome, no Parque Erasmo Assunção. Uma reportagem é publicada pelo Diário. Retrato e biografia do patrono são mantidos no estabelecimento, 40 anos depois.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo 26 de agosto de 1979

SAÚDE - Diário reúne médicos sanitaristas, psiquiatras e líderes sindicais em debate sobre políticas públicas de saúde. Solução apontada: uma nova sociedade, com direito a greve, autonomia sindical e direito a melhores condições de moradia e alimentação. A mesa-redonda foi coordenada pela jornalista Maria Luisa Marcoccia.

MÚSICA - Jornalista Valdir Pires informa: Copacabana (gravadora) traz novamente o jazz da MPS alemã para nós.

MEMÓRIA ESPORTIVA - Dentro da série Nossos Clubes Amadores, a história do Grêmio Esportivo Aliança, do Jardim do Estádio, em Santo André, fundado em 13 de fevereiro de 1963. Reportagem de Divanei Guazzelli.

CRÔNICA 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): Quem está contente com o que tem, favor levantar o dedo.

CRÔNICA 2 - Diógenes Silva: Desinformação.

CRÔNICA 3 - Guido Fidelis: Deus-máquina surge e dita novos mandamentos pregando a injustiça.

EM 27 DE AGOSTO DE...

1939 - Lançada a pedra fundamental da igreja São João Bosco, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André.

1949 - Atílio Santarelli inaugura o Cine Santa Cecília, construído pelos irmãos Milanesi em Mauá.

1969 - Prefeito Oswaldo Massei inaugura computador eletrônico na Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais (atual USCS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul)) - tipo NCR 316/100 com capacidade de armazenamento de memória para 20 mil letras ou 30 mil números.

MUNICÍPIO PAULISTA

Americana. Surgiu em 27 de agosto de 1875 quando da inauguração da estação ferroviária de Santa Bárbara. Tornou-se município, separando-se de Campinas, em 1924. O nome vem dos primeiros imigrantes norte-americanos que povoaram seu território.

HOJE

Dia do Corretor de Imóveis, Dia do Peão de Boiadeiro e Dia do Psicólogo.

SANTOS DO DIA

Antusa Menor, Eutália e Mônica, que nasceu em Tagaste, África, por volta de 331. Foi a mãe de Santo Agostinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;