Economia Titulo
Idosos responsáveis por famílias aumentou 40%, diz IBGE
Por Do Diário OnLine
02/11/2002 | 15:37
Compartilhar notícia


O número de idosos responsáveis pelas famílias cresceu 40% no período de 1991 a 2000, data de realização do último censo. Em vez de 6,4 milhões, agora são 8,96 milhões de pessoas acima dos 60 anos mantendo os lares, de acordo com informações da própria família. O número corresponde a 60% do total de 14,5 milhões de idosos existentes no País.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não revelou dados sobre a renda dos idosos em 2000, mas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), os benefícios pagos pelo INSS em 1999 foram responsáveis por 54,1% da renda dos homens com, pelo menos, 60 anos. Entre as mulheres, o percentual sobe para 77,6%. Além disso, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), sem os benefícios pagos pelo INSS, mais 18,1 milhões de pessoas estariam vivendo abaixo da linha da pobreza; a maioria idosos.

Entre os benefícios pagos pela Previdência Social a pessoas acima dos 60 anos, está a aposentaria por idade. A mulher tem direito aos 60 anos de idade. O homem, aos 65. Os benefícios assistenciais estabelecidos pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) são pagos aos idosos comprovadamente carentes com, pelo menos, 67 anos de idade.

Em dezembro de 2001, dos 14,9 milhões de benefícios pagos pela Previdência Social (sem contar as pensões), mais de 8 milhões foram para pessoas com, pelo menos, 60 anos de idade.

Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no Informe da Previdência Social, publicação mensal que, no último mês de setembro trouxe o tema "A Previdência Social e o Censo 2000: Perfil dos Idosos". Para ler o documento, basta acessar o site www.previdenciasocial.gov.br e clicar no link "Publicações".

Com informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;